segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fundos: Entidades criticam alterações em investimentos

Entidades que representam fundos de pensão e participantes de planos de previdência complementar criticaram sexta-feira a decisão do governo de estimular o aumento das aplicações de recursos do sistema no exterior. A avaliação é que o Brasil carece de poupança interna e que a medida vai na contramão dessa necessidade.

No entanto, as associações não creem que a autorização para os fundos ampliarem seus investimentos em renda variável traga riscos adicionais para os participantes. O principal motivo para isso é o reforço que foi dado na regulação no que diz respeito à gestão de risco. "Há muitos mecanismos atualmente para se fazer uma boa análise de risco e montar uma boa carteira", avalia o presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), José Ricardo Sasseron.

Na quinta-feira, o CMN (Conselho Monetário Nacional) alterou as regras para investimento dos R$ 450 bilhões dos fundos de pensão, permitindo que as entidades corram mais riscos a fim de obter maior rentabilidade.

Os fundos poderão aplicar 70% do patrimônio em renda variável. O limite anterior era de 50%. Além disso, o governo facilitou as aplicações no exterior. De 3%, essas aplicações poderão atingir 10%, o que poderá elevar a demanda por dólares e, consequentemente, sua cotação.
Para Sasseron, não faz sentido o governo ampliar esse limite. "Hoje o Brasil precisa de poupança."

Já o presidente da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar), José de Souza Mendonça, crê que a parcela que o sistema aplica no exterior (1%) não aumentará. "No momento, os investimentos mais atrativos estão aqui."

Para o presidente da Apep (Associação dos Fundos de Pensão de Empresas Privadas), Paulo Tolentino, "é preciso buscar o retorno e o risco onde ele estiver".
Fonte: Folha de S.Paulo (26/09/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".