sábado, 12 de setembro de 2009

Sistel: avaliação do Fale Conosco e Ouvidoria é decepcionante!

Em 27 de agosto foi publicado o post Sistel: estamos avaliando o serviço de atendimento, mas somente agora podemos publicar nossa valiação sobre os dois serviços: Fale Conosco e a recém-lançada Ouvidoria.
Somente agora, porque teve-se que esperar mais de 3 semanas para obter-se uma resposta da Sistel relativa a 5 questões básicas sobre o plano CPqD-Prev, ou seja: valor de cota, meta atuarial, tabelas de mortalidade e onde encontrar decisões dos Conselhos Consultivo e Fiscal.
Com relação ao Fale Conosco, as respostas só vieram 22 dias depois de formuladas e mesmo assim incompletas.
Quanto a nova Ouvidoria, amplamente divulgada pela Sistel, juntamente com sua meta de qualidade em atender as solicitações em até 3 dias úteis (72 horas), pudemos verificar que o atendimento foi feito em 7 dias úteis (168 horas, solicitação feita em 27/8 e respondida em 8/9).
Pelo constatado, a comunicação da Sistel com seus participantes e assistidos ainda deixa muito a desejar e nem as promessas de melhorias nesta área, feitas pela diretoria da Sistel em seus recentes pronunciamentos, começa-se a perceber.
Insistimos que a credibilidade de uma instituição é diretamente proporcional a sua transparência e a forma de se comunicar com seus clientes e usuários e, neste quesito, infelizmente, pouco se vê fazendo na Sistel.
As cinco perguntas feitas ao Fale Conosco foram classificadas como básicas, pois são informações que segundo a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) todo participante e assistido tem por obrigação conhecer, através de seu Fundo de Pensão, quando o mesmo é transparente.
Em 9/jun/09 publicamos a seguinte matéria, reproduzida abaixo:

A Sistel é transparente?
Mais uma vez está em jogo a transparência da Sistel e sua forma de comunicação com seus participantes e assistidos.
Quem sabe responder se a Sistel já reduziu a taxa de juros de seus planos de benefícios, como outros fundos de pensão já o fizeram?
Onde encontrar estas informações?
Quais as tábuas de mortalidade utilizadas atualmente pela Sistel para seus planos?
Onde os assistidos podem encontrar os valores das cotas de cada plano Prev da Sistel?
Quais são as últimas decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da Sistel?
Onde encontrar os pareceres, no mínimo semestrais, do Conselho Fiscal da Sistel sobre a atuação do fundo?
Buscamos em todas páginas da Sistel disponíveis na internet, assim como nos informativos Jornal Sempre e Jornal da Sistel, e não conseguimos encontrar nenhuma resposta para as dúvidas acima.
Por outro lado encontramos no site da Sistel o Guia do Participante, emitido pela SPC, que em seu capítulo 10 entitulado "Seu Fundo de Pensão é Transparente?" elenca 15 itens com informações que o fundo é obrigado a fornecer a seus participantes e assistidos.
Destaco o item 8: Quais as hipótese atuariais adotadas em cada plano (tábua de mortalidade, taxas de rotatividade e taxas de juros)?
Diz o Guia que caso haja pelo menos uma questão não respondida pelo Fundo, o mesmo não tem tranparência total.
Está na hora da Sistel informar melhor seus participantes e assistidos!


Agora, numa análise mais detalhada das respostas fornecidas pela Sistel em 8/set/09, mesmo atrasadas, verificou-se que:
1- o acompanhamento e evolução das cotas do plano, apesar de não afetarem diretamente o rendimento do aposentado CPqD-Prev, é primordial a todos participantes de modo que possam verificar e acompanhar a saúde de seu plano do qual dependerão pelo resto de suas vida, mas mesmo assim a Sistel não se compromete em publicar estes dados, apenas estudos de possibilidades para o futuro;
2- a Sistel informou que a tábua de mortalidade utilizada nas aposentadorias é a AT83, porem omitiu a informação que caso o participante tenha Benefício Saldado trazido do antigo plano PBS, este rendimento é calculado separadamente pela Tabela EBT 75;
3- as decisões e pareceres dos Conselhos da Sistel (Deliberativo e Fiscal) não são publicados no mínimo semestralmente, conforme orientação da SPC no seu Guia do Participante relativo aos relatórios semestrais do Conselho Fiscal, mas sim anualmente e embutidas no Relatório Anual de Informações (RAI).

Conclusão: segundo o Guia do Participante da SPC do Ministério da Previdência Social, ainda estamos distantes da propalada transparência na Sistel e há muito a se fazer para tal!

Um comentário:

  1. Jorge Jesus dos Santos31 de janeiro de 2012 às 13:56

    Eta materia boa,hoje 31/01/2012,venho falar da minha insastifaçao com a Sistel.Faleconosco,Ouvidoria,isto existe na Sistel?Se existe eh soh para resolver problemas das empresas,nada para os aposentados e pensionistas,os verdadeiros donos da Sistel.Nos aposentados,temos que nos unirmos,e tirar o atual diretor presidente da Sistel,Sr.Delfino,que estar muito preocupado em fazer a Sistel itinerante,por esse Brasil afora,gastando o nosso dinheiro.Temos eh que da uma banana bem grande e verde para ele.Jorge Jesus dos Santos.

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