segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CPqD: Telefônica adquire sistema de supervisão de rede FTTH

A solução permite o diagnóstico e a localização de falhas em redes ópticas de grande capilaridade

A Telefônica é a primeira operadora a adquirir o sistema de supervisão óptica para redes FTTH (Fiber to the home) demonstrado pelo CPqD no Futurecom. A solução permite o diagnóstico rápido e a localização de falhas em redes ópticas de grande capilaridade.

A rede de fibra óptica da Telefônica começou pelo bairro dos Jardins em 2008 e hoje cobre mais de 370 mil residências no Estado de São Paulo (na capital e em oito cidades paulistas). Na capital, entre os bairros atendidos pela operadora com a solução de fibra estão Campo Belo, Chácara Santo Antônio, Aeroporto, Bela Vista, Cidade Jardim, Consolação, Interlagos, Jardim Everest, Jardim Leonor, Jardim Morumbi, Jardim Panorama, Jabaquara, Jardim Bonfigliori, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, Tremembé, Vila Madalena e Vila Mariana.

A aquisição do sistema de supervisão do CPqD insere-se na estratégia da Telefônica de aprimorar os mecanismos de controle da rede visando melhorar a qualidade do serviço prestado depois das panes que resultaram na suspensão das vendas do Speedy. Via rede optica, a velocidade do serviço alcança 30 Mbps.

O sistema desenvolvido pelo CPqD possui técnicas de localização e definição dos elementos ao longo da rede e funciona integrado a um sistema de cadastro físico da planta FTTH, que permite a medição da fibra de maneira a aferir sua qualidade e a manutenção de suas características.

Fonte: Telecom online (19/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".