quarta-feira, 18 de agosto de 2010

INSS: Aposentados já podem consultar quanto vão receber este mês com o 13º

Os 23 milhões de aposentados e pensionistas que terão direito a parte do 13º salário a partir do dia 25 já podem saber quanto vão receber. Como nem todos têm direito ao valor integral, uma consulta dará o exato valor a ser depositado no dia do pagamento do beneficio, que vai de 25 de agosto a 8 de setembro (maioria recebe entre 1 à 8 de setembro).

Aposentados e pensionistas que passaram a receber o benefício depois de janeiro terão o valor calculado proporcionalmente. Quem está em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro, e ainda em vigor em agosto, terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. Em dezembro, se ainda estiver afastado, receberá o restante. Se tiver alta antes, receberá a diferença proporcional.

Para saber o valor exato, clique aqui

Para consultar, é preciso informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo, CPF e, se o aposentado ou pensionista já tiver senha cadastrada, uma segunda tela vai abrir pedindo o número.

Pela lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

A antecipação faz parte de acordo entre o governo e entidades representativas dos aposentados, que vem ocorrendo desde 2006. A partir de 2011, o pagamento antecipado dependerá de negociação com o futuro presidente. Os dez dias de pagamento devem injetar na economia mais de R$ 8 bilhões.
Fonte: DiárioNet (18/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".