sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mundo: Na Grécia, até morto recebe aposentadoria

A principal instituição de aposentadoria e pensão da Grécia, o Ika, gastou 1,8 milhão com o pagamento de aposentadoria a 1.400 pessoas falecidas, revelou ontem o Ministério do Emprego e da Seguridade Social do pais, segundo o jornal francês “Le Monde”. O governo grego também alertou que foi detectado um número estranhamente elevado de cegos em uma das ilhas, motivo para a abertura de uma investigação.
A Ika descobriu que essas aposentadorias foram pagas a pessoas nascidas antes de 1920 e já falecidas, revelou o “Le Monde”, citando a agência de notícias grega Ana. Além de atualizar e corrigir a lista de aposentados e pensionistas com direito ao benefício, a Ika também vai iniciar uma investigação para tentar recuperar a quantia paga indevidamente.
A investigação visa a descobrir quais os casos em que as famílias não reportaram o falecimento dos beneficiários aos serviços sociais para receber a pensão, e quais aqueles em que o dinheiro foi depositado em contas correntes, mas nunca sacado.
Esse incidente, que revela um controle previdenciário frouxo, ocorre dez dias depois de o governo anunciar que vai averiguar um número estranhamente alto de cegos que recebem benefícios numa das ilhas gregas. O vice-ministro da Saúde, Markos Bolaris, determinou uma inquirição sobre mais de 600 habitantes da ilha, cujo nome não foi divulgado. Essas pessoas são suspeitas de embolsar indevidamente pensão por invalidez.
Ontem, a Elstat, agência de estatísticas da Grécia, revelou que a taxa de desemprego no país atingiu recorde de alta em maio. O desemprego subiu para 16,6%, ante 15,8% em abril. O dado também ficou acima da leitura de igual mês do ano passado, de 12%. 

Fonte: O Globo (11/08/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".