quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sistel: Plano CPqD-Prev amarga prejuízos há 18 meses seguidos em relação a sua meta acumulada anual

Plano CPqD-Prev só atinge 1/3 de sua meta em 2011
Os resultados do primeiro semestre deste ano do plano CPqD-Prev, da Sistel, trazem resultados muito negativos a seus participantes, uma vez que o rendimento de seus investimentos nestes seis primeiros meses do ano só rendeu 2,18%, enquanto a meta estabelecida, pela própria Sistel, foi de 6,52%. 
Até mesmo a poupança, que sempre apresentou resultados bem inferiores a qualquer fundo de investimento, rendeu 3,64% neste mesmo período.
Com estes maus resultados, o superávit do plano, que andou pelos 11% em março deste ano, caiu para 5,9% em junho de 2011.
Estes resultados ruins vêm sequencialmente desde janeiro de 2010. O rendimento acumulado anual do plano CPqD-Prev nestes últimos 18 meses vêm sempre apresentando resultados abaixo das metas estabelecidas pelos administradores do plano, ou seja INPC + 5,5% aa, mesmo sendo esta meta reduzida em 0,5% durante este período (era INPC + 6% aa).
O pior disto tudo é que a Sistel não dá satisfação alguma a seus participantes sobre estes constantes prejuízos. Nem mesmo a APOS (Associação de Aposentados do CPqD), que há dois meses oficialmente questionou  a Sistel sobre este mau desempenho, conseguiu até hoje obter uma resposta por escrito sobre o ocorrido.
É verdade que a Bolsa de Valores vem apresentando queda constante, mas as aplicações em renda variável deste plano representam atualmente apenas 12% do total investido, fato este que não justifica tamanha desvalorização de nosso patrimônio.
Para termos certeza que o problema é mesmo de má administração de nosso dinheiro por parte da Sistel, temos de saber a resposta a pergunta abaixo:
Como andam os outros planos Prev administrados pela Sistel?
Gostaria de solicitar a nossos leitores, destes outros planos, para que  enviem uma realimentação a este blog através do link Comentários logo abaixo. 
Alguns aposentados da Sistel, de vários planos, vêm cogitando que este mau resultado da Sistel pode ser fruto do questionamento havido por parte da Telebras sobre a destinação de 50% do superávit do plano PBS-A as pretensas patrocinadoras, proposta pela Sistel, à revelia dos aposentados deste plano.
Proximamente postarei uma tabela demonstrando estes e outros números negativos do plano CPqD-Prev.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".