quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aposentadoria: Somente 2% dos aposentados vivem sem aperto

Dois a cada cem aposentados vivem sem aperto
57% dos que já pararam de trabalhar têm crédito consignado 
Preparada. Marisa Pacheco faz parte de um grupo mínimo que pensou na aposentadoria e hoje apreciar a vida e faz trabalhos sociais
O primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, dizia que "quem falha em planejar, planeja falhar". O trocadilho das palavras do estadista parece ser a realidade dos aposentados no Brasil onde, de acordo com pesquisa do Banco Central, somente dois a cada 100 aposentados conseguem viver da renda que construíram na vida. Uma prova evidente da falta de planejamento.
O consultor financeiro, Erasmo Vieira, traduz a proporção como um dado alarmante e diz que o quanto antes começar a pensar na aposentadoria, melhor. "A pessoa que durante a vida dela consegue viver com 90% do que ela ganha vai ter uma aposentadoria digna e vai realizar seus sonhos materiais. Ela vai ter sempre uma reserva para gastar", ensinou.
A aposentada Marisa Pacheco Teixeira, 63, parece ter feito bem o "para casa" de economizar para o futuro. Tem renda de imóvel, viaja uma vez por ano com a irmã e pode comprar o que quer, sem passar vontade e sem afundar em dívidas. "No ano que vem, estou planejando ir para Jerusalém. Vou pagar US$ 3.660 por dez dias de viagem", contou. Mas, para chegar a esse ponto de curtir a vida, Marisa Pacheco trabalhou durante 30 anos como secretária executiva de uma grande empresa e, ao mesmo tempo, tinha uma fábrica de chocolate artesanal com técnica suíça. "Fui preparando a aposentadoria, tecendo a teia para, na hora de sair, não ter problemas financeiros".
Marisa também defende que a pessoa sobreviva com o que ganha. Mesmo pensamento tem o consultor Erasmo Vieira. "É que 57% dos aposentados brasileiros têm empréstimo consignado", disse Vieira. Hoje, além de viver sem preocupações, Marisa usa muito do tempo livre dela para ajudar os outros. "Vi a carência do povo e resolvemos criar um projeto de artesanato para pessoas carentes", contou ela, que faz palestras e escreve peças teatrais sobre aquilo que a comunidade precisa.
Uma pesquisa global do HSBC reforça também que cerca de 50% dos brasileiros entrevistados não se sentem financeiramente preparados para a aposentadoria e 25% não sabem qual será sua principal fonte de renda na depois de parar. Além disso, 10% dos entrevistados esperam receber rendimentos de emprego remunerado para se manter em idade avançada.
Neste ano, foram entrevistadas mais de 17 mil pessoas de 17 países, com idades entre 30 e 60 anos, sendo 1.027 brasileiros.
Proporção
Problemas. Para cada dez trabalhadores que contribuem para a economia, há 4,8 inativos que precisam ser sustentados. Expectativa de vida do brasileiro hoje é de 73 anos. Na década de 1940, era de 45 anos.

Fonte: O Tempo (14/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".