quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TIC: Fundador da Telebras e criador do CPqD, Gal. Alencastro faleceu ontem a noite


Faleceu  em Brasília o General José Antonio de Alencastro e Silva, que assumiu a presidência da Telebrás em 1974 e durante 11 anos montou a empresa que integrou o país por meio das telecomunicações. Seu sonho, de fazer o Brasil falar, foi concretizado. Em sua gestão, consolidou a estatal, criou um centro de Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico em Campinas (atual Fundação CPqD) e promoveu a indústria local.
Quando deixou o cargo, em 1985, o Brasil tinha o 10º maior sistema telefônico do mundo e o maior entre os países em desenvolvimento.
Antes de dirigir a Telebras e integrar as mais de 800 companhias municipais e estaduais que prestavam um serviço de baixíssima qualidade, no início dos anos 60 foi um dos formuladores do modelo regulatorio que guiou a política setorial por mais de 30 anos, até a privatização da Telebras. Deixou a presidência da estatal em abril de 1985, afirmando em seu discurso de despedida: "como homem de telecomunicações, a minha biografia está completa".
Nascido em 1918, em Santana do Livramente, na fronteira gaúcha, casou-se com Dona Nini, sua companheira de muitas décadas. Com netos no exterior, o velório, que será realizado no Cemitério Campo da Boa Esperança, em Brasília, ocorrerá na sexta-feira para que os todos os familiares possam se despedir. O velório está marcado para o horário de 10 às 13:45, quando em seguida seu corpo será levado para o crematório. 
Fonte: Tele.Síntese (30/11/2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".