segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mundo: Ministra italiana chora ao anunciar reforma da aposentadoria


O anúncio de um duro pacote de austeridade por parte do novo governo italiano levou às lágrimas ontem uma ministra.  Ao anunciar as medidas previstas para a aposentadoria, Elsa Fornero, ministra do Trabalho e das Políticas Sociais, não se conteve e chorou.  Entre as medidas estão a elevação, já a partir de 2012, da idade mínima de aposentadoria para 66 anos (homens) e 62 anos (mulheres) para o setor privado. Além disso, o tempo mínimo de trabalho para requerer a aposentadoria passou para 42 anos e um mês (homens) e 41 anos e um mês (mulheres).
Fornero chorou quando explicava uma outra medida, a desindexação da aposentadoria pelos próximos dois anos, o que significa que o valor das aposentadorias será corrigida abaixo da inflação, se é que será corrigido.  "E isto nos [aos membros do governo] custou também psicologicamente, pedir um sacri...", dizia a ministra quando começou a chorar. Ela não conseguiu terminar a frase.
"Acho que ela estava para dizer sacrifício, como vocês entenderam", disse ao lado o primeiro-ministro, Mario Monti. O premiê em seguido pergunta se ele pode continuar, e diz: "Posso interpretar o sacrifício pedido tão eficazmente pela ministra Fornero...".
O Gabinete tecnocrata de Monti não é composto por políticos, mas por especialistas, em sua maioria professores universitários. Fornero é professora de Economia na Universidade de Turim, especialista em sistemas previdenciários.  Entre as outras medidas previstas no pacote, estão aumento de impostos para os mais ricos e corte de gastos em todos os níveis de governo.
Fonte: Valor (05/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".