quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pobres aposentados

Chegamos à inversão desconcertante: o problema dos aposentados é que eles estão vivendo cada vez mais. Isso quebra um país. Uau! Daí a necessidade de maltratá-los. O governo federal, por exemplo, tem sido cruel com os aposentados. Pelo segundo ano consecutivo, na bucha, os que ganham acima do Piso nacional não terão aumento real. Ficarão apenas com a reposição inflacionária. As aposentadorias vão encolhendo junto com a vida. Eu sou um amante à moda antiga e uma pessoa de valores anacrônicos. Mando flores para a amada e acho que o ciclo natural tem de ser mantido: os pais cuidam dos filhos e, mais tarde, os filhos cuidam dos pais. Já não é mais assim. Os pais cuidam dos filhos porque uma criança é vida e alegria. Os filhos não querem cuidar dos pais porque a velhice traz doenças. Depositam em clínicas. É moderno. Não julgo.
Confesso minha antiguidade. É uma maneira de dizer que, do meu ponto de vista, tratamos mal os que envelhecem. Quem se preocupa realmente com a situação dos aposentados no Brasil? Num sistema de solidariedade, temos de economizar para pagar o descanso de quem trabalhou a vida inteira. Aí saltam os tecnocratas e desandam a falar no "rombo" da Previdência. É a senha para defender o "que cada um cuide de si". Acontece que fomos convencidos pelos imbecis da modernidade que o essencial da vida é o produtivismo, que estamos no mundo para trabalhar metade do dia e melhorar as estatísticas oficiais e que o egoísmo é a melhor forma de organização social. Os imbecis da modernidade são aqueles caras engravatados, com gel no cabelo, que falam player, acreditam nas classificações de risco de cada país feitas por bancos americanos e fingem levar a sério as recomendações do FMI para países atolados como a Grécia.
Se os aposentados brasileiros não botarem o bloco na rua serão atropelados pelo governo do Partido dos Trabalhadores. Qual é o poder de pressão dos aposentados? Greve é que não é. Pelo jeito, salvo se for ilusão de ótica, o governo está fazendo redistribuição de renda, tirando de quem ganha um pouquinho acima e passando para quem ganha o mínimo. Não deixa de ser revolucionário, original e pertinente. Injusto seria tirar dos banqueiros, que andam apertados, sofrendo com as constantes reduções da taxa Selic. O capital financeiro já foi melhor remunerado neste país. Os chamados radicais andam querendo virar o Brasil de cabeça para baixo. Há quem defenda, por exemplo, que os governos parem de abrir mão de tributos em favor de multinacionais e paguem mais para professores. Só que aí entra em campo a chantagem dos fundamentalistas favorecidos. É o famoso coro do "então a gente não vem" ou "então a gente vai embora".
Se continuar assim, os aposentados que ganham acima do mínimo emplacarão quatro anos sem reajuste real, e Dilma poderá entrar para a história como a madrasta dos velhinhos ou a bruxa do Planalto. Sempre vale lembrar que aposentado vota. Só, em geral, não financia campanha. Se a expectativa média de vida continuar aumentando, tem aposentado brasileiro que acabará sem nada a receber.  

Fonte: Correio do Povo/ Cobap (11/01/2012)

Um comentário:

  1. aldenice franco/sistel/pe12 de janeiro de 2012 às 08:23

    APOSENTADO NO BRASIL É SÍMBOLISMO DE INFLAÇÃO, DE DOR DE CABEÇA PARA O PARTIDO ATUANTE E A NOSSA BRUXA DO PLANALTO, POUCO ESTÁ SE INCOMODANDO SE NÓS PODEMOS COMPRAR O REMÉDIO QUE NOS PÕE VIVOS... MELHOR QUE SE DANEM!!! ELA NÃO, MONTADA NA SUA VASSOURA, TRANSITA PRA ONDE QUER E TEM CONDIÇÕES DE CURAR ATÉ UMA DOENÇA CHAMADA INCURÁVEL... CLARO... TEM GRANA PRA ISSO, TEM VERBA SOBRANDO NESSE CASO! AQUI, EM MINHA CAPITAL (RECIFE) ATÉ O REMÉDIO VENDIDO PELO GOVERNO, DE SUMA IMPORTÂNCIA, HÁ MAIS DE 30 DIAS QUE ESTÁ EM FALTA... PARA MIM, ELE FUNCIONA COMO A MINHA GASOLINA, E AÍ? ALGUÉM SE IMPORTA? QUEM? QUEM?

    HOJE, OS AMANTES A MODA ANTIGA, NÃO PODEM MAIS MANDAR FLORES... CUSTA CARO... A GENTE TEM DE SE CONTENTAR COM ALGUMA FOLHAGEM PRA AGRADAR NOSSOS AMORES!!
    O CONGRESSO NACIONAL FABRICAM OS SEUS PRÓRPRIOS AUMENTOS, AQUELES QUE LHE CAEM MELHOR COM SEU MODO DE VIDA... PARA OS APOSENTADOS, APERTADOS, AMASSADOS PELA INCOERÊNCIA E INCAPACIDADE DE GOVERNAR, PRA ELES... DÁ UMA PEQUENA ESMOLA... ELES IRÃO MESMO PASSAR A RECEBER O MÍNIMO QUALQUER DIA DESSES!!! TENHO UMA DEFASSAGEM DE MAIS DE 800,00 NO MEU SALÁRIO, DESDE 1990, AÍ EU PERGUNTO, CADÊ OS DIREITOS ADQUIRIDOS??? DE QUE ADIANTOU TANTOS CÁLCULOS, UM ANO SEM ME DAREM RETORNO DO MEU VALOR, E QUANDO ME DERAM (EM 1991) FOI COM EFEITO RETROATIVO, E ERRADO!!!
    AGORA, QUEM PAGA A CONTA?
    LEMBRO DA GAL...(ONDE ESTÁ O DINHEIRO? O GATO COMEU... E NINGUÉM VIU...O GATO SUMIU...)
    VERGONHA, PURA VERGONHA...
    AHHHH... NAS ELEIÇÕES... SERÁ QUE TODOS IRÃO RECORDAR DESSE MASSACRE E APRENDER A VOTAR DE UMA VEZ POR TODAS? A RESPOSTA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS...

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".