quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INSS: Prova de vida do beneficiário

Aposentados: Prova de vida
Caixa convoca segurados do INSS para prova de vida
Banco envia mensagens hoje. Quem não comprovar que está vivo terá benefício suspenso
A Caixa inicia hoje a convocação dos segurados do INSS que recebem benefício por meio de conta corrente ou poupança, para que participem da prova de vida. Os segurados serão comunicados da necessidade de se apresentarem às agências via mensagens no acesso aos caixas eletrônicos ou no rodapé da tela de saldo e extrato.
A chamada para a prova de vida já começou para as demais instituições pagadoras de aposentados e pensionistas da Previdência Social, como os bancos HSBC e Santander. Bradesco e Banco do Brasil saíram na frente e já convocaram seus clientes para o processo de comprovação de vida, que evita fraudes.
Como antecipado pelo jornal O DIA, em novembro do ano passado, o Bradesco foi pioneiro no processo. No segundo semestre de 2011, a instituição já havia iniciado o recadastramento dos 6,7 milhões de segurados que recebem proventos pela instituição. No BB, o procedimento começou no mês passado.
A maioria das instituições pagadoras de benefícios do INSS, no entanto, começará a exigir a prova de vida em março. Estão nesta lista os bancos Santander, HSBC, Caixa e, possivelmente, Itaú.
Esta última instituição informou que ainda não há uma data confirmada para o início do procedimento. O Itaú aguarda orientação sobre como proceder nos casos em que beneficiários do INSS têm procuradores, para então dar partida no processo, englobando todos os clientes.
Calendário das instituições bancárias
BRADESCO
O Bradesco iniciou no ano passado a prova de vida. Quem não foi convocado pode se dirigir a qualquer agência da rede, com identidade e cartão do benefício.
BANCO DO BRASIL
O BB começou no mês passado a chamada para o processo. Os segurados convocados deverão se apresentar com identidade, CPF e comprovante de residência a qualquer uma das agências da instituição.
SANTANDER
A instituição iniciou no mês passado a convocação. A chamada é feita por meio dos canais de relacionamento. A prova de vida começará em março e será necessário apresentar apenas um documento de identidade nas agências.
HSBC
O banco também iniciará o processo em março, mas segurados vêm sendo comunicados do processo desde janeiro, via mensagens nos caixas. Correntistas vão fazer a prova de vida no mês de seu aniversário.
CAIXA
A convocação dos beneficiários começará neste mês e será feita por meio de mensagem nos rodapés dos extratos e recibos de saque. A partir de março, o segurado terá que se apresentar a qualquer agência para fazer a prova de vida, com um mês para efetuar o procedimento. Pede-se apresentar o cartão da conta do benefício e a identidade.
ITAÚ
Ainda não há data certa para o início do procedimento. Segundo a instituição, deve ser iniciado em março. A comunicação aos segurados deverá ser feita por meio dos canais de relacionamento do Itaú.
Dados serão enviados para a Dataprev
Para comprovar que está vivo, basta o segurado do INSS procurar qualquer uma das agências da rede bancária por onde recebe o benefício, com identidade, CPF e comprovante de residência em mãos. O banco pagador é responsável por repassar à Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social) as informações que foram coletadas.
O aposentado ou pensionista que, por idade avançada ou problemas de locomoção, estiver impedido de comparecer à agência bancária terá que eleger um representante legal. É preciso informar a situação especial ao INSS, que enviará um servidor à casa do segurado para fazer o recadastramento. Mas o representante legal terá que providenciar uma procuração registrada em cartório.  (Aline Salgado - O Dia)

4 comentários:

  1. meu filho e pensionista quero saber se e presciso realizar a prova de vida o beneficiario e o pai dele

    ResponderExcluir
  2. Existe algum modo de um pensionista morando no exterior fazer a prova de vida sem ter que retornar os Brasil?

    ResponderExcluir
  3. como fazer quando se perde o prazo para fazer a prova de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, o prazo foi novamente adiado, então faça logo o recadastramento no seu banco.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".