sexta-feira, 23 de março de 2012




BOA OPORTUNIDADE PARA DEBATER MELHORES PRÁTICAS DE INVESTIMENTOS


A Superintendência Nacional de Previdência Complementar está promovendo Seminário para apresentar o Guia PREVIC de Melhores Práticas em Investimentos e debater com dirigentes de fundos de pensão estas questões. O Seminário acontecerá na próxima quarta-feira, dia 28 de março, às 10:00 na sede da PREVIC em Brasília – Setor Bancário Norte – Bloco N – Quadra 2 – SOBRE LOJA. 
O Seminário propõe refletir sobre as diretrizes de investimentos das entidades de previdência, compartilhar a experiência acumulada na gestão dos recursos dos participantes e disseminar as melhores práticas. O órgão fiscalizador tem procurado incentivar as entidades a focar o gerenciamento de risco, a prudência, ética e diligência dos gestores. Faz parte do processo de Educação Previdenciária em implantação pela Superintendência e pelos fundos.
O evento é direcionado para os dirigentes das entidades, principalmente seus conselheiros deliberativos e fiscais. A inscrição deve ser feita diretamente na PREVIC.
A ANAPAR apoia iniciativas como esta. O momento é especialmente delicado. À exceção de algumas poucas, a grande maioria das entidades tem um mínimo de 80% de seus recursos investidos em renda fixa, lastreados quase exclusivamente em títulos públicos do Tesouro Nacional. As recentes e sucessivas revisões da taxa básica de juros reduzirá drasticamente o retorno destas aplicações. 
A entidade que aplicar somente com títulos públicos não deverá atingir a meta atuarial nos próximos anos. Qual será a solução? Diversificar os investimentos em busca de melhor retorno ou simplesmente reduzir a meta atuarial, aumentando as contribuições dos participantes e das patrocinadoras? Os dirigentes das entidades têm expertise para migrar para outros ativos ou podem fazê-lo sem as precauções e estudos necessários?
Estas e outras questões precisam ser melhor refletidas e envolvem profunda responsabilidade dos dirigentes.
Maiores informações podem ser obtidas junto à Assessoria de Comunicação da PREVIC – 061(2021.2002) ou na Sede da ANAPAR (061) 3326.3086.
Fonte: Anapar (23/03/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".