terça-feira, 20 de março de 2012

Eleições Conselheiros da Sistel: Ofensas dão o tom da campanha enquanto a Previc não se pronuncia sobre a distribuição do superávit do PBS-A

Discussões e brigas virtuais dão o tom da campanha para eleição dos Conselheiros representantes dos participantes e assistidos da Fundação Sistel, enquanto aguarda-se o parecer da Previc, prometido para hoje, sobre as alterações no Regulamento do plano PBS-A que, entre outros itens, permite as patrocinadoras a destinação de 50% do superávit do plano ocorrido em 2009 e igualmente nos anos seguintes.
Em vez das chapas concorrentes aterem-se a divulgação de suas plataformas, restringindo-se a defesa de suas metas para que o eleitor conheça melhor seus candidatos e o que pretendem fazer como seus representantes, o que vemos  são trocas frequentes de acusações e uso de conquistas duvidosas no passado, as vezes até com apropriação indébita para a auto promoção, ou será que a Chapa 1 confunde-se com a administração da Fundação Sistel?
Tudo começou com a Chapa 1 divulgando o seguinte Comunicado:

"  ELEIÇÃO SISTEL
Conquistas e lutas dos participantes da Chapa 1


  •  Fundamentação da ação contra as Teles, para fazer valer o Edital de Privatização (já com sentença favorável em 1ª instância)
  •  Utilização do INPC como índice de correção do benefício (suplementação), após o desmonte do Sistema Telebrás
  •  Indicação de representante dos Empregados para os Conselhos da Sistel, através do voto direto dos sistelados (antes era indicação das Patrocinadoras)
  •  Implantação do PCE
  •  Revisão da rede de credenciados (3.600 novos médicos)
  •  Solicitação para eliminação das co-participações em cirurgias ambulatoriais (ex. catarata)
  •  Criação do Plano Odontológico ( em implantação)
  •  Liberação de 50% do pecúlio para doentes graves
  •  Distribuição do Superávit 2009 (processo na Previc)
  •  Intermediação de problemas dos assistidos com a Sistel, no Rio de Janeiro e em outros Estados (3.872 atendimentos em 2011)
  •  Melhoria da comunicação assistido/Sistel, com implantação de sistema on-line (Fale Conosco, Atende Associação, etc)
  •  Elaboração e disponibilização de Cartilha, com o intuito de melhorar a relação sistelado x Fundação x Previdência, tornando-se fonte permanente de consulta

  Os candidatos da Chapa 1 estiveram e estão envolvidos no dia-a-dia do sistelado, e isso também nos credencia a pedir seu voto."

A resposta da Chapa 2 veio no dia seguinte:

"IMPORTANTE - ELEIÇÕES SISTEL

Esclarecimentos acerca das alegadas conquistas da CHAPA 1.

Prezado(a) Sistelado(a),
Em 18/03/2012 a chapa 1 divulgou material de campanha, por meio eletrônico, em que listou um rol de alegadas conquistas e lutas dos participantes daquela chapa.
Diante disso, a CHAPA 2 “COMPROMISSO COM O APOSENTADO” vem informar que não houve qualquer conquista da chapa 1 para os sistelados.
É preciso esclarecer que A CHAPA 1 NUNCA TEVE GESTÃO ALGUMA, POIS, ESTAMOS AINDA EM FASE DE CAMPANHA ELEITORAL. As alegadas conquistas que afirmam ter obtido ocorreram na gestão anterior, e tanto a chapa 1 como a CHAPA 2 possuem, dentre os seus candidatos, conselheiros daquela gestão.
Ainda esclarecemos que a eleição de Representantes dos Participantes e Assistidos está definida na Lei Complementar 109/01e que a Ação Judicial contra as Teles, para fazer valer o Edital de Privatização e garantir os direitos adquiridos dos aposentados (já com sentença favorável em 1ª instância) é uma ação da FENAPAS e das Associações que apóiam a CHAPA 2, pois a APAS – RJ retirou-se da FENAPAS e da ação por decisão da sua diretoria e da referida ação judicial, esta por decisão da Juíza que proferiu a sentença em questão.
A CHAPA 2 entende que as eleições para os cargos dos conselhos Deliberativo e Fiscal da Sistel devem ocorrer de maneira transparente, sendo antiético e desrespeitoso aos Sistelados divulgar “ como suas”, as conquistas de outras gestões, que não tem nenhuma relação entre si.
Atenciosamente,
FENAPAS e Associações AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, PA, PB, PE, PR, MG, MS, SC, SP, RN.
Não se deixe iludir. VOTE na CHAPA 2 “Compromisso com o Aposentado”

Ontem o candidato cabeça da Chapa 1 respondeu da seguinte forma:

“Nós da chapa 1,
Estamos pedindo seu voto com o objetivo de sairmos fortalecidos para continuar defendendo nosso fundo de pensão, e não deixar que os aproveitadores tirem vantagens em ações que prejudiquem o nosso patrimônio.
O que é nosso devemos lutar para defender com toda garra.
VOTE CHAPA 1 E GARANTA O SEU PATRIMÔNIO
Att,
Germar e Rossato”

A tréplica veio hoje por meio do candidato da Chapa 2:

"Em primeiro lugar aproveitador é quem durante anos, enganando a todos (menos a direção da SISTEL evidentemente), ficou como conselheiro da Fundação – CONTRA A LEI.
Depois, concordamos que os Srs. Germar e Rossato sabem cuidar de patrimônio – do patrimônio deles, é claro.
São duas perguntas que o Sr. Germar e seu associado Rossato tem que responder :
1.a) O que o  Germar tem a dizer pelo fato de ter ficado mais de  três anos (cuidando de seu próprio patrimônio) como conselheiro da SISTEL, contra a lei, com fortes indícios de falsidade ideológica (que é crime previsto no nosso código penal) ???????
2.a) O que fizeram pelos aposentados, quando perderam seus planos de saúde e tiveram seus benefícios roubados ??????
Quanta à primeira pergunta o Germar terá que reponde-la às autoridades competentes na esfera Federal, POIS JÁ ESTAMOS CUIDANDO DO CASO.
Em relação à segunda, nós podemos dizer em alto e bom som : NUNCA FIZERAM NADA PELOS APOSENTADOS DO PBS-A, PREFERINDO BAJULAR, COMO LACAIOS QUE SÃO, OS DONOS DAS TELES !!!!!!!!!!
Italo José Portinari Greggio - Presidente da ASTEL-ESP"


Fonte: Comunicados de participantes das chapas 1 e 2 para Conselheiros da Sistel

5 comentários:

  1. É de admirar o comentario do SR GERMAR.Creio que ELE tem muito a explicar. Como pode ficar tantos anos sendo membro ilegal do conselho e explicar como o SR SERGIO DIORIO, É DO CONSELHO SENDO VICE PRESIDENTE DA ABET.
    É não da para ficar calado. É demais, concordo com o companheiro ITALO.

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito democrático, mas tudo muito, muito triste: ler esse pessoal se digladiando, trocando acusações, fazendo afirmações sem comprovações ou levantando questões que jamais produziram o que se afirma e, mais importante, perdendo o respeito pelas pessoas...

    E pensar que há pouco eram todos do mesmo time...

    Tem gente que trombeteia que vai fazer e acontecer quando estiver lá. Veremos se lá estará e, estando, se tornará mais um coadjuvante bem remunerado, que fará parte de uma minoria votante em reuniões conduzidas por indicados pelas Patrocinadoras, sobre assuntos trazidos pela Diretoria Executiva, que é muito bem remunerada e aufere Bônus Anuais por desempenho aprovados pela maioria indicada, cuja verba independe do Patrimonio do Fundo pois são providas diretamente pelas Patrocinadoras.

    Sabe quando vão concretizar suas plataformas eleitorais, naquilo que confonta o status quo???

    Acorda Eleitorado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigo anônimo , o que não podemos é ficar calados, ou dormindo como vc diz. Precisamos sim, termos coragem e tentarmos pelo ou menos mudar esta situação que vc cita acima.Pelo menos devemos reconhecer que as coisas estão mudando. Percebo que estamos fazendo valer os nossos
    direitos.Infelizmente nós aposentados somos a parte mais fraca, mas não somos alienados.
    Não podemos ficar a vida toda na mão das patrocinadoras.O desrespeito é gritante, basta ver que a Sistel foi conivente com ilegalidades no conselho, imagine o que fazem com nossos direitos....precisamos mesmo acordar e creio que estamos no caminho

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com o Anônimo especificamente quando escreve que tudo é muito democrático. Se fosse democrático teríamos a paridade nos Conselhos e esta é a maior luta que temos de enfrentar. Os Conselheiros que já passaram nunca se uniram para pleitear a paridade, nem mesmo para exigi-la na Justiça. Este é o fato com que faz todos nós acreditarmos que os candidatos só buscam mesmo a boa remuneração de Conselheiros, como bem mencionou acima. Gostaria muito de ouvir dos candidatos um compromisso explícito para com a paridade.

    ResponderExcluir
  5. Haim:

    Apenas para esclarecer que utilizei o termo democrático, unica e exclusivamente, para referenciar a forma como as duas chapas vêm se comunicando com o Eleitorado, utilizando as diversas mídias disponíveis, em especial o seu Blog, comunicando o que lhes vem à cabeça, como forma de arregimentar seus simpatizantes.

    Quanto à questão da busca da paridade, não é o mandato que, necessariamente, confererirá aos Conselheiros algum direito ou capacidade para mudar esse quadro (hoje são minoria).

    Entendo ser mais eficaz que seja conduzido por entidades representativas de Participantes e Assistidos, pois há que se criar mecanismos de pressão junto à Diretoria Executiva e às Patrocinadoras e, para isso, há que se ter representatividade de classe em conformidade com o Código Civel e cacifes financeiros, para que se leve a demanda às diversas esferas jurídicas.

    Um ou vários Conselheiros, isoladamente, não têm essas características.

    Por isso, por enquanto, o Eleitorado haverá de se contentar apenas com os sonhos expostos nas Plataformas Eleitorais que as Chapas divulgam.

    PS: Busque em seus arquivos as Plataformas da eleição passada para que se possa melhor avaliar o comprometimento das atuais chapas, lembrando que hoje temos duas, que no passado era uma...

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".