quarta-feira, 7 de março de 2012

Fundos de Pensão: Como são realizadas as eleições de conselheiros na Funcef (Caixa)

Sexta-feira é o último dia para inscrição de chapas no Processo Eleitoral FUNCEF 2012, no qual os participantes ativos, aposentados e pensionistas escolherão um representante no Conselho Deliberativo (CD), um no Conselho Fiscal (CF) e seus respectivos suplentes. O Edital e o Regulamento do processo Eleitoral estão disponíveis no site www.funcef.com.br.
A inscrição deverá ser realizado das 10 às 17 horas, na Sala da Comissão Eleitoral 2012, situada na sede da Fundação – SCN, Quadra 2, Bloco A, 13º andar – Edifício Corporate Financial Center, Brasília – DF. A votação ocorrerá das 11h do dia 7/5 às 18h de 11/5.
Para inscrever uma chapa, será necessária a apresentação do requerimento, assinado pelo representante da chapa, à Comissão Eleitoral e uma lista de apoio preenchida por pelo menos 1.200 eleitores, inscritos na FUNCEF até o dia 16 de fevereiro de 2012. Também é obrigatório informar um endereço eletrônico para as comunicações formais da Comissão Eleitoral.
A escolha dos representantes é o meio pelo qual os participantes se fazem presentes nas tomadas de decisões que norteiam os rumos da Fundação. O pleito começou a ser realizado em 2002 e, segundo o Estatuto da FUNCEF, a renovação de pelo menos um terço dos conselheiros eleitos deve ser realizada de dois em dois anos.
Os Conselhos 
Os membros do Conselho Deliberativo são responsáveis pela definição da política geral de administração da Fundação e dos planos de benefícios que a compõem. O órgão é composto por seis titulares e seis suplentes; metade é indicada pela CAIXA e a outra metade eleita pelos participantes ativos, aposentados e pensionistas.
Aos conselheiros fiscais cabe observar a adequação dos atos de gestão administrativa e econômico-financeira à legislação e demais normas aplicáveis à FUNCEF. O Conselho Fiscal é formado por quatro membros efetivos, dois indicados e dois eleitos pelo voto direto, juntamente com seus suplentes. 

Fonte: Funcef/AssPreviSite (07/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".