sexta-feira, 23 de março de 2012

INSS: Previdência brasileira, uma das mais generosas do mundo segundo o The Economist


O sistema previdenciário do Brasil está "entre os mais generosos do mundo", na opinião da revista inglesa "The Economist". 
Segundo dados divulgados no semanário, no Brasil existem apenas 10 pessoas com mais de 65 anos para cada 100 indivíduos com idade entre 20 e 64. Ou seja, é um país jovem, comparado, por exemplo, com a França, onde há quase 30 idosos para cada 100 adultos não idosos. 
No entanto, o Estado brasileiro gasta o mesmo que o francês com aposentadorias e pensões, em proporção do PIB. Ambos destinam pouco mais de 10% da sua produção ao pagamento desses benefícios. 
Entre os países do G-7, o único que destina uma fatia maior do PIB a aposentados e pensionistas é a Itália. Lá, porém, há três vezes mais pessoas acima de 65 anos do que no Brasil, para cada 100 com 20 a 64 anos. 
Reforma 
Para o semanário britânico, a presidente Dilma Rousseff, após conflitos com a base aliada, está testando "o restante do seu poder de fogo" no projeto de reforma da previdência. A revista avalia que o sistema previdenciário no Brasil é "voraz" e "ameaça inflar o orçamento e prejudicar a economia". A proposta de reforma já foi aprovada na Câmara e agora tramita no Senado. 
A partir do momento em que entrar em vigência, o novo sistema previdenciário fará o déficit dos servidores federais cair do atual nível de 1,4% do PIB para 1,27% daqui a 60 anos, segundo uma projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o que representará uma economia anual de R$ 5 bilhões, a preços de hoje. Por outro lado, os servidores federais terão aposentadorias menores do que as atuais. 
Fonte: Diário do Nordeste (22/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".