quarta-feira, 28 de março de 2012

Superávit PBS-A: Novas exigências da Previc demonstram que alterações que a Sistel quer introduzir no novo Regulamento do plano não se sustentam legalmente

Vide íntegra do Comunicado Extra da Sistel:

"Brasília, 26 de março de 2012.
Prezados Assistidos, 
A Sistel recebeu, agora em março, novas "exigências" por parte da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) em relação ao processo de distribuição do superávit do plano PBS-A, que estão sendo analisadas para viabilizar a resposta àquele Órgão.
Com isso, somam-se mais 60 dias para aprovação do processo, que tem se demonstrado muito complexo.
Assim que concluída a análise, que está sendo realizada pela Sistel e o Consultor Atuarial, bem como encaminhada resposta à PREVIC, a Sistel comunicará todos os assistidos do PBS-A.
Cordialmente, 
Fundação Sistel de Seguridade Social"

5 comentários:

  1. Ora!, Ora!

    Pedindo licença para me apropriar do raciocínio do colega Rubens Tribst, indago também aos "isentos" membros da Diretoria Executiva da Sistel e aos Conselheiros Deliberativos - Eleitos e Indicados - que votaram pela aprovação das mudanças do Regulamento: mas... a proposta não estava toda dentro dos ditames da boa Governança, legalidade, legitimidade e honestidade????

    É bem provável que haja alguém pronto para explorar essa adição de maior tempo para aprovação, seja por questões eleitoreiras ou mesmo por puro desespero...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais estranho disto tudo é a Sistel não divulgar que "exigências" são estas. Me parece que não há nada que a impeça de fazer isto, muito pelo contrário, ela é obrigada a submeter aos participantes qualquer trecho do Regulamento a ser modificado (existe uma Resolução da Previc que trata disto), antes de enviá-lo à aprovação da Previc. Seria uma boa oportunidade de demonstrar sua propalada transparência e que age dentro da legalidade.

      Excluir
  2. Creio que a Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) que regulamenta a obrigação da Sistel em divulgar as alterações nos Regulamentos dos planos aos participantes e patrocinadoras com antecedência mínima de 60 dias, mencionada pelo Anônimo acima, encontra-se abaixo:

    REPUBLICAÇÃO - DOU DE 23/05/2011
    RESOLUÇÃO MPS/CNPC Nº 05, DE 18 DE ABRIL DE 2011 - DOU DE 23/05/2011 - REPUBLICADA
    Altera a Resolução CGPC nº 8, de 19 de fevereiro de 2004, que dispõe sobre normas procedimentais para a formalização de processos de estatutos, regulamentos de plano de benefícios, convênios de adesão e suas alterações, e a Resolução CGPC nº 24, de 26 de fevereiro de 2007 que estabelece parâmetros para a remuneração dos administradores especiais, interventores e liquidantes nomeados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 5º da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001 os arts. 13 e 16, caput, da Lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009 e os arts. 2º e 4º do Decreto nº 7.123, de 3 de março de 2010, torna público que o Conselho Nacional de Previdência Complementar, em sua 4ª Reunião Ordinária, realizada em 18 de abril de 2011, resolveu:

    Art. 1º O art. 5º da Resolução CGPC nº 8, de 19 de fevereiro de 2004, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    "Art. 5º .......
    § 1º...
    II-...
    d) comprovação pela EFPC da ciência aos patrocinadores ...
    e) comprovação pela EFPC de comunicação aos participantes e assistidos, pelos veículos usualmente utilizados pela entidade, do inteiro teor da proposta de alteração, com antecedência de sessenta dias da remessa do requerimento de alteração à Superintendência Nacional da Previdência Complementar;
    ....
    VI -...
    f) comprovação pela EFPC da ciência aos patrocinadores ...; e
    g) comprovação pela EFPC de comunicação aos participantes e assistidos, pelos veículos usualmente utilizados pela entidade, do
    inteiro teor da proposta de alteração, com antecedência de sessenta dias da remessa do requerimento de alteração à Superintendência Nacional da Previdência Complementar.
    ......." (NR)

    Art. 2º O art. 3º da Resolução CGPC nº 24, de 26 de fevereiro de 2007, passa a vigorar com a seguinte alteração:

    "Art. 3º Observado o disposto no art. 2º, a remuneração do administrador especial, interventor ou liquidante será fixada mediante ato da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, e não excederá R$ 19.680,00 (dezenove mil seiscentos e oitenta reais).
    ..........................................................................................." (NR)

    Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

    GARIBALDI ALVES FILHO
    Vide íntegra em http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/72/MPS-CNPC/2011/5.htm

    ResponderExcluir
  3. 60, MAIS 60 E DEPOIS... MAIS 60... ATÉ QUANDO? ENQUANTO ISSO, DINHEIRO APLICADO, JUROS DE BOM TAMANHO, PARA O BOLSO DE QUEM? PRO MEU É QUE NÃO...!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo ate quando nos vamos sofrer aguardando este dinheiro

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".