sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fundos de Pensão: Abrapp comunica Congresso dos Fundos de Pensão e Diretor de Seguridade da Sistel passa a integrar a Comissão de Seguridade

Utilizando o mote "Transição para um Novo Tempo" a Associação que congrega os Fundos de Pensão (Abrapp) convoca o 33o. Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão a realizar-se em outubro na capital de SP. Só esperamos que o "novo tempo" não traga aos Participantes perdas adicionais de direitos adquiridos no momento em que assinamos nosso contrato previdenciário, ou seja, nossa adesão contratual ao Regulamento original de nosso Fundo de Pensão.

33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, a realizar-se de 24 a 26 de outubro, em São Paulo, já teve o seu tema-central definido: “Transição para um Novo Tempo”. Uma escolha, feita pela Diretoria em reunião nesta semana,  fruto da constatação de que o sistema vira uma página e começa a escrever outra, tendo claro que os desafios não trazem consigo apenas dificuldades mas também oportunidades.
De um lado, o crescimento da longevidade pressiona os compromissos expressos no passivo, de outro a tendência à redução dos juros obriga as entidades a buscarem em novos ativos a rentabilidade ameaçada. Em compensação, a vida mais longa praticamente obriga as pessoas a procurarem a previdência complementar para preservar a renda na aposentadoria, ao mesmo tempo em que os desafios do investimento de maior risco conduz os dirigentes e gestores das entidades a perseguir uma qualificação que os leva a um grau de especialização provavelmente nunca alcançado antes.
Desse mundo novo, para onde os fundos de pensão caminham, fazem parte a nova classe C, mais de 30 milhões de brasileiros que tiveram a sua renda elevada e agora naturalmente vão se preocupar em não perdê-la no momento da aposentadoria. É parte dele também a FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais e os fundos de pensão que irão se originar das reformas dos regimes próprios do funcionalismo de estados e municípios daqui para a frente. Aliás, informam as autoridades que ao menos 15 governos estaduais  já se movimentam para apresentar projetos aproveitando o modelo da FUNPRESP. As projeções são de que o patrimônio apenas da FUNPRESP chegará   em 10 anos aos  R$  25,3 bilhões e, em  25 anos,  aos  R$  163,1 bilhões.
A Diretoria deu ao 33º Congresso uma moldura programática que retoma e dá continuidade ao tema do Congresso do ano passado, quando o foco foi lançado na urgência da inovação como resposta a tantos desafios. E amplia os espaços para a discussão em torno do lançamento de novos produtos, como parte de uma cultura de mercado fundada no entendimento de que, não tendo mais públicos compulsórios, precisamos buscá-los  e conquistá-los. A chave, claro, é oferecer planos descomplicados, flexíveis e atrativos, respeitada a natureza previdenciária e a prudência que a nossa realidade impõe.  Enfim, o compromisso de ser previdência e não apenas mais um produto financeiro, sabendo combinar as necessidades das empresas patrocinadoras ao com a obrigação imprescindível de preteger o aposentado atual e futuro.

Comissões - Em outra decisão da Diretoria,  a Comissão ad hoc de Educação Previdenciária foi transformada em permanente. E foi também criada a CT Ad hoc de Relações Institucionais, que será dirigida pelo diretor Dilson Joaquim de Morais.
E a Diretoria ainda aprovou as seguintes alterações nas composições das comissões: Assuntos Jurídicos - Foram incluídos Deborah Maggio (Jusprev) e Igor Travassos da Rosa (Elos); Atuária - A Coordenação foi assumida por Cleide Barbosa da Rocha (Previ); Comunicação - Entrou Rosangela Santana Rocha (Faelba);  Governança - Ingressou no Banco de Indicados Felipe de Almeida Xavier (Telos); Planos de Autogestão em Saúde - Marcos Antonio Brenny foi substituído por Maurício Essvein Fogaça (ambos da Fundação Copel); Recursos Humanos - Entra Luciana Pereira de Andrade (Funsejem); Seguridade - Lucy da Silva Brandão é substituída por Cláudio Munhoz (ambos da Sistel)Sustentabilidade - Entra Simone Capua Teppet (Fundação Cesp) e Ronald Acioli da Silveira (Geap); eTecnologia da Informação - Entra André Lino da Silva (Fibra).
Fonte: Abrapp (27/04/2012)

Um comentário:

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".