terça-feira, 15 de maio de 2012

Fundos de Pensão: Participantes na ativa não devem alterar cenários de investimento por enquanto

Planos não devem ser alterados por cenários
O Brasil passa por uma etapa rumo à estabilidade econômica, a queda de juros. Há anos o país amarga o primeiro lugar na lista dos juros mais elevados do mundo, agora, com os juros caindo, surgem dúvidas sobre onde investir o seu dinheiro, como ficarão os rendimentos e se você pode ou não perder dinheiro.
Para ajudar aos participantes de planos de previdência, a OABPrev-RJ e a Mercatto, responsável por administrar os recursos da instituição, tentaram esclarecer algumas dúvidas sobre como os planos de previdência poderiam ser afetados por esse novo cenário.
1. Para o contribuinte de um plano de previdência faz sentido tirar o seu dinheiro para investir de outra forma? 
Resposta: A poupança previdenciária deve ser pensada no longo prazo, onde ocorrerão, ao longo dos anos, diversas mudanças do cenário econômico, logo, não há sentido em alterar o seu investimento previdenciário devido a mudanças das condições de mercado. A alteração do investimento, como, por exemplo, migração entre planos mais ou menos arrojados de previdência, deve ocorrer com a eventual mudança de perfil do investidor. Se o investidor quer ter um perfil mais ousado e disposto ao risco, por exemplo, pode avaliar quais os planos mais adequados ao seu perfil. No entanto, não deve esquecer que a previdência é a sua poupança para o período de aposentadoria e ele deve considerar quanto tempo de contribuição ainda tem antes tomar qualquer decisão.
2. A queda de juros e a mudança na poupança representam risco para o participante de um plano de previdência? 
Resposta: Caso o plano de previdência mantenha seu perfil inalterado, os riscos também não serão alterados.
3. Qual a dica do especialista para quem contribui para um plano de previdência agora, o que ele deve observar para tomar decisões sobre o seu plano?
Resposta: A decisão sobre o investimento previdenciário não depende das condições momentâneas da economia, o investidor deverá analisar o seu perfil de investimento, ou seja, entre outras variáveis analisar quanto tempo falta até a aposentadoria. Quanto maior o tempo disponível para o investimento mais risco ele poderá assumir escolhendo perfis arrojados de investimento e ao longo dos anos, deverá tornar o investimento mais conservador, pois perto de sua aposentadoria não deve incorrer em riscos elevados.

Fonte: Revista Apólice/CQCS (15/05/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".