quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fundos de Pensão: Um ótimo exemplo de como proceder na negociação de distribuição do superávit. A imposição deveria estar banida há décadas!

Previc, Gerdau (Patrocinadora), Associação de Aposentados,  Sindicato dos engenheiros, Fundação Gerdau (Entidade) e Anapar dão exemplo de como negociar a distribuição de superávits em planos de previdência fechada, uma prova que a imposição de um método por parte das Entidades e de seus respectivos Conselhos Deliberativos não tem mais espaço nos dias de hoje.
Leiam Boletim da Anapar sobre o assunto:


12 de Junho de 2012 - Ano XII - N.º 409

Começa negociação do superávit da Fundação Gerdau, Plano I
No dia 10 de maio último foi realizada em Brasília a primeira reunião com a Fundação Gerdau para discutir os critérios de distribuição do superávit para os participantes ativos e assistidos do Plano de Benefícios Previdenciários I que não migraram para o plano CD.

A reunião foi agendada pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), a pedido das entidades representativas dos participantes. Estiveram presentes a ANAPAR, a Associação dos Aposentados da Açominas (AAA), o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (SENGE), a Gerdau Previdência e a patrocinadora Gerdau.

Os representantes da Fundação Gerdau e da patrocinadora informaram que estavam presentes atendendo ao convite da PREVIC. Falando em nome dos participantes, a ANAPAR deixou claro que o objetivo da reunião era iniciar o processo de negociação em torno do superávit do Plano de Benefícios I.

Os representantes dos participantes apresentaram os pontos que, no seu entendimento, devem orientar as negociações:

- Distribuição proporcional ao valor do benefício e não ao valor das reservas individuais de cada participante;

- Criação de um benefício especial temporário;

- Criar um valor mínimo para o benefício especial temporário;

- Paga à vista o maior valor possível;

- Concluir as negociações e fazer os pagamentos ainda em 2012.

Na avaliação da ANAPAR esta primeira reunião foi importantíssima para "quebrar o gelo” e buscar uma solução negociada. A entidade reconhece o empenho da PREVIC ao promover a reunião e considera positiva a disposição da patrocinadora e da Fundação Gerdau terem se disposto a dar este primeiro passo.

As entidades representativas construíram uma proposta de destinação do superávit que foi referendada em reunião realizada no dia 8 de junho em Ouro Branco (MG), sede da empresa patrocinadora, e que será encaminhada à Fundação Gerdau Previdência.

"Sempre apostamos no entendimento para resolver pendências e encontrar a melhor solução para as demandas dos participantes. Esta é a melhor forma para garantir a perenidade dos planos de benefícios e a segurança dos participantes”, salienta Cláudia Ricaldoni, presidente da ANAPAR.
Fonte: Anapar (12/06/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".