terça-feira, 26 de junho de 2012

Idosos: Pesquisa revela que 71% dos idosos têm perfil em redes sociais e adoram games virtuais


A velha cadeira de balanço e o crochê ficaram, de vez,no passado. A nova geração de idosos brasileiros — 20 milhões ao todo, segundo o Censo 2010 do IBGE — não quer mais saber de ficar para trás. Atentos às novidades, eles invadiram os cursos de Informática e se tornaram os mais novos usuários do mundo digital e das redes sociais.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Fissurado em novidades tecnológicas, Nabuco Nogueira, de 75 anos, está no quinto curso de Informática: “Agora estou aprendendo a manusear o tablet”, conta o aposentado  | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
É o que revela recente pesquisa do Instituto QualiBest. Dos 318 aposentados com mais de 60 anos consultados, 71% têm perfis em redes como Facebook e Orkut. A Internet é usada inclusive por meio do celular. São 37%, frente a apenas 29% de jovens que navegam na Web por mecanismo móvel, devido ao custo elevado.
A renda pesa mesmo. Quando o assunto envolve acesso a serviços online de notícias, bancos e sites ligados a viagens e turismo, os idosos também saem na frente: 78% dos homens e mulheres acessam esses portais, contra 68% do público com idades entre 18 a 24 anos.
“Não se faz mais idosos como antigamente. É claro que sabíamos que o assunto Internet não seria mais ‘grego’ para os maiores de 60 anos, mas não imaginávamos essa incidência tão alta de internautas da Terceira Idade. É incrível”, surpreende-se a diretora Técnica do Instituto QualiBest, Vasiliki Calliyeris.
Nabuco Nogueira, de 75 anos, é um dos milhares de idosos fissurados em novidades tecnológicas. Aluno da SOS Educação Profissional, no Recreio, ele já fez curso de Pacote Office, Webdesigner, Fotografia Digital, Autocad e, recentemente, começou as aulas sobre tablet.
“Quem fica parado, não acompanha a evolução do mundo. Para receber meu dinheiro, preciso de senha. Para acessar um documento, preciso da Internet. Estou aposentado, mas continuo ativo”, diz.
Fonte: O Dia (26/06/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".