segunda-feira, 25 de junho de 2012

Idosos: Que a lei seja cumprida

O direito à prioridade no atendimento aos idosos 
O mundo e o Brasil envelhecem, e essa população tende a crescer. Querendo ou não, aos 60 anos, mesmo nos achando ainda jovens e o máximo, passamos a fazer parte da 3ª idade.
Envelhecer é ruim, tem muitas desvantagens, mas, como tudo na vida, também tem algumas vantagens: o dever cumprido, menos inquietações, aceitação da trajetória vivida e, muitas vezes, a alegria de sermos avós.
Vamos agora à parte prática: meio ingresso em cinemas e teatros, excursões especiais e filas prioritárias. Prioridade, segundo o Aurélio, quer dizer: "1. Qualidade do que está em primeiro lugar, ou do que aparece primeiro; primazia. 2. Preferência dada a alguém relativamente ao tempo de realização de seu direito, com preterição de outros. 3. Qualidade duma coisa que é posta em primeiro lugar numa série ou ordem".
Então, em todos os lugares, tais como bancos, supermercados, cartórios, lojas etc., o idoso tem direito à prioridade no atendimento. Não é o que ocorre. Na maioria dos lugares, não existe atendimento prioritário, e, sim, fila de idosos.
Nos bancos e supermercados, consideradas honrosas exceções, um caixa atende a esse público; o número de pessoas é grande e, claro, o atendimento é lento. Enquanto isso, quatro ou cinco caixas atendem ao restante da clientela.
Então, vamos nos conscientizar e não aceitar isso. Foi aprovada a Lei nº 10.741/2005. Que seja cumprida! Reclame, não se sinta constrangido. Com sorriso e delicadeza, faça valer seus direitos. Não seja passivo.

Fonte: O Tempo (23/06/2012)

2 comentários:

  1. INFELIZMENTE, OS PRÓPRIOS BRASILEIROS NÃO FORAM EDUCADOS E ENSINADOS A RESPEITAREM OS MAIS VELHOS E HOJE, DEPOIS DAS LEIS MAL APLICADAS, MAL INTERPRETADAS, O QUE JÁ É UM ERRO...(A LEI EXISTE, MAS O QUE VALE É A INTERPRETAÇÃO DO JUIZ!!! ENTÃO SE ELE FOR COM A TUA CARA, ÓTIMO, SE NÃO...) NÓS IDOSOS, SOMOS TRATADOS COMO LIXO, SEM DIREITO A RECLAMAÇÃO... E O PIOR, MUITAS VEZES, NÃO SOMOS CONSIDERADOS PORQUE TEMOS UMA APARENCIA AINDA JOVEM, ENTÃO AS PESSOAS NÃO TE QUEREM NA FILA, NÃO DÃO O TEU DIREITO, PORQUE ACHAM QUE NÃO É TEU POR MERECIMENTO! PROBLEMA TEU SE TENS 60 E A TUA PELE AINDA É ESTICADA... VAI TRATAR DE ENCOLHER... DE FICAR CAQUÉTICO...PARA SATISFAZER OS MAIS JOVENS, QUE ACREDITAM SÉRIAMENTE QUE NÃO IRÃO ENVELHECER UM DIA... O QUE PRECISAMOS FAZER É CONSCIENTIZAR A NOSA JUVENTUDE, DE QUE SEUS PAIS SE NÃO O SÃO, UM DIA SERÃO IDOSOS, E QUE PRECISAM RESPEITAR, ENTENDER E PROTEGER AQUELES MENOS FAVORECIDOS...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Aldenice pelos seus oportunos e esclarecedores comentários neste blog. Sem dúvida a escassez de educação de nosso povo é que nos conduziu ao ponto que estamos. Parabéns!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".