quinta-feira, 5 de julho de 2012

INSS: Aposentado com doença grave poderá ganhar bônus


O aposentado do INSS que tiver complicações de saúde poderá receber um adicional de 25% no valor do benefício para pagar um cuidador.
A proposta que concede o reajuste foi aprovada ontem pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e agora segue para a análise da Câmara dos Deputados.
Se for aprovada, deverá ainda passar pela presidente Dilma.
Hoje, o valor adicional é pago, direto no posto do INSS, apenas para os aposentados por invalidez que têm uma doença agravada depois da aposentadoria.
O Senado pede que o valor seja ampliado para qualquer aposentado do INSS que sofra complicações de saúde e que precise de cuidados permanentes de terceiros.
O autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS), diz que a norma deverá ser aprovada pelo Congresso ainda no segundo semestre, mesmo com o chamado recesso branco --como haverá eleição, muitos parlamentares tiram licença para poder disputar ou apoiar seu partido nas eleições municipais.

Revisão dos auxílios do INSS sairá em parcelas

O INSS tem até 19 de julho para apresentar à Justiça uma proposta de pagamento, de forma parcelada, da revisão dos auxílios direto nos postos.
A decisão, dada nesta segunda-feira, é do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
A planilha que será entregue pelo instituto, conforme pedido da desembargadora federal Marianina Galante, deverá atender todos os beneficiários com direito.
Porém, a decisão não detalha se o INSS terá que corrigir os benefícios a partir de 1999, ou se poderá pagar a grana apenas aos que foram concedidos entre 2002 e 2009.
Para o INSS, quem teve um benefício concedido há mais de dez anos já não pode mais pedir uma revisão, pois o prazo já teria terminado.
Com a decisão, fica suspenso o prazo que o INSS tinha para iniciar o pagamento.
Em abril, a Justiça Federal de SP havia determinado que o INSS realizasse a revisão até o dia 18 de julho.
Fonte: Agora SP (05/07/2012)

Um comentário:

  1. ISSO QUER DIZER QUE EU, QUE TENHO MOLÉSTIA CRÔNICA, SOU APOSENTADA POR INVALIDEZ DESDE 2000. FICO IMPEDIDA DE TER ESSA REVISÃO? QUE PAÍS É ESSE QUE DEFENDE DISCRIMINAÇÕES, E É O PRIMEIRO A FAZER DISCRIMINAÇÃO? NÃO SOU CULPADA DA MINHA DOENÇA E MUITO MENOS DO PERÍODO EM QUE FUI APOSENTADA POR TER A SITUAÇÃO AGRAVADA... HOJE, ALÉM DO PROBLEMA PELO QUAL FUI APOSENTADA, TENHO FIBROMIALGIA, TENHO OSTEITE DEFORMANTE... E AÍ? MESMO ASSIM NÃO TEREI DIREITO?

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".