terça-feira, 16 de outubro de 2012

INSS: Brasil fica abaixo da média em índice global de sistema previdenciário


O País ficou na 11ª posição entre 18 países, nos quesitos Adequação, Sustentabilidade e Integridade



O Brasil ficou abaixo da média em índice global de sistemas previdenciários - 11ª posição num total de 18 países, segundo mostrou a pesquisa do Índice Global de Pensões, da empresa estadunidense de consultoria de recursos humanos Mercer, em parceria com o Centro Australiano de Estudos Financeiros, abrangendo mais de 50% da população mundial.

O índice é composto por três quesitos que possuem pesos diferentes na avaliação: Adequação (40% do índice), Sustentabilidade (35%) e Integridade (25% de peso na avaliação).

Embora tenha alcançado 56,7 pontos, abaixo da média de 61, a previdência brasileira ficou acima de países como Alemanha (55,3) e Coreia do Sul (44,7). Os maiores índices foram registrados na Dinamarca (82,9), Holanda (78,9) e Austrália (75,7).
Adequação
Dentre os três pilares que compõe a pesquisa (Adequação, Sustentabilidade e Integridade), o Brasil foi destaque no item Adequação (71,5), sendo comparável a países desenvolvidos como Austrália (73,5), França (74,3) e Canadá (74,2).
O Brasil obteve destaque com nota máxima nas adequações ao benefício piso, ao nível de benefício sobre o salário médio, ao incentivo fiscal e adequação ao tratamento dos planos privados por motivo de desligamento antes da elegibilidade.
Conforme relatou a pesquisa, o Brasil também foi bem avaliado na adequação em relação à expectativa de vida ao nascer e a idade de aposentadoria oficial. O País obteve ainda boa avaliação no percentual da população com idade avançada que continua trabalhando (60% da população entre 55 e 64 anos).
Integridade e Sustentabilidade
Quanto ao quesito Integridade, o Brasil perdeu cinco pontos e atingiu o índice de 74,8 por conta de deficiências na falta de esferas jurídicas especializadas em aposentadorias e pensões, mas mesmo assim continua com uma das melhores avaliações neste quesito.
Já quesito Sustentabilidade o País obteve avaliação negativa (26,9), sendo impactado por itens como baixa incidência de poupança previdenciária pela população ativa (em torno de 10%, só perdendo para a Índia), baixa poupança previdenciária percentual em relação ao PIB (menos de 20%) e também falta de mecanismos de aposentadoria gradual e o regime adotado pelo INSS (sem fundo capitalizado).
Fonte: InfoMoney (15/10/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".