sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aposentadoria: Campinas dobra, em 10 anos, número de aposentados que voltaram a ativa em 10 anos


Quantidade de pensionistas que voltou à ativa subiu de 20% para 40%. 

Economista cita baixo valor da pensão e carência de qualidade no mercado.
O número de aposentados que voltaram ao mercado de trabalho subiu de 20% para 40% em dez anos, segundo a associação que representa a classe em Campinas (SP). Após deixar a rotina de trabalho, alguns voltam pela remuneração e outros pelo desejo de continuar na ativa.
A gerente de compras Heidi Camargo disse que voltou a trabalhar pelo prazer da rotina. “Eu acho que a gente nunca deve parar. Isso faz com que a gente tenha uma vida melhor, em todos os momentos. Profissional, como esposa, como mulher”, comentou. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o estado de São Paulo possui 5,5 milhões de aposentados e pensionistas.
O economista político Fabrício Pessato explica que o reflexo no mercado de trabalho é causado pelo valor da aposentadoria no Brasil. "O teto é muito baixo. Outro ponto é que muitos aposentados têm filhos morando em casa e acabam sustentando netos e outros familiares. O Brasil enfrenta um apagão na mão-de-obra e a volta deles serve para suprir essa carência de qualidade". 

Fonte: Portal G1 (09/11/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".