quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

INSS: Sai último lote da revisão do teto



Após atraso, Previdência Social deposita indenizações a 29 mil 

Os 29.594 aposentados e pensionistas do INSS com direito a indenizações acima de R$19 mil, referente a ação de revisão do teto previdenciário, começaram a receber ontem a bolada. O pagamento da quantia seria antecipado para o primeiro dia útil do mês, 2 de janeiro, mas houve atraso no cronograma. 

De acordo com o INSS, o grande volume de trabalho relacionado aos cálculos de reajustes pagos no mês de janeiro aos mais de 20 milhões de segurados do INSS, que recebem o piso previdenciário, atrapalharam o cronograma. Procurado pelo O DIA na época, o órgão garantiu, no entanto, que o pagamento do último lote seria feito até hoje, dia 31 de janeiro.
Para saber se podem receber a revisão, os segurados devem consultar o site do Ministério da Previdência Social — http://www.mps.gov.br/. Basta clicar em Consulta à revisão do teto na Agência Eletrônica: Segurado.
Os beneficiários deverão informar o número de benefício, o CPF, a data de nascimento e o nome completo para saber se estão ou não contemplados nos lotes de pagamento. Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento, no 135.
Têm direito à revisão da ação do teto apenas pessoas com benefício concedido entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003, que contribuíam com o valor máximo previdenciário à época, e que tiveram o ganho limitado ao teto na data da concessão do benefício.
Segurados devem verificar se na carta de concessão do benefício vem a inscrição ‘limitado ao teto’. Quem não tiver o documento precisa ir a uma agência do INSS e pedir segunda via. 

Pagamento para herdeiros 

INSS vai pagar revisão dos auxílios para os herdeiros 

Quem perdeu um parente que tinha o direito de receber a revisão dos auxílios poderá ter os atrasados no INSS.
A situação é mais fácil para pensionistas.
Além de as pensões terem sido incluídas na lista da revisão, os pensionistas não precisam de autorização judicial para receber o dinheiro da revisão.
Já nos casos em que o herdeiro não recebe pensão, como os filhos maiores de 21 anos, será preciso providenciar um alvará judicial e apresentá-lo no posto para conseguir o dinheiro.

Fontes: Agora S.Paulo e Portal G1 (31/01/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".