quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Planos CPqD: Participantes com opção de Benefício Saldado terão menos prejuízos com a redução da meta atuarial ao se aposentar

Conforme já simulado por muitos participantes ativos do CPqD, com mais de 50 anos, a redução da meta atuarial de 5,25% para 3,8% trará  uma redução de seus benefícios de aposentadoria entre 15 e 20%, dependendo da idade, do tempo de aporte ao plano e principalmente pela opção que realizou em 2000, para aqueles que migraram do plano PBS-CPqD ao CPqDPrev.
É que naquela época o migrante podia optar por um plano mais conservador, o Benefício Saldado, onde suas reservas acumuladas no PBS se manteriam segregadas das novas reservas acumuladas a partir de 2000 (estas em forma de cotas) , e seriam corrigidas mensalmente e com índice fixo de INPC + 6% aa, alem de usufruir do benefício de utilizar-se a qualquer tempo da Tábua super conservadora EB7-75. A outra opção na migração, também chamada de  agressiva, era converter toda a reserva do PBS em cotas do plano CPqDPrev e seguir no plano só com cotas. Quem fez esta opção vai sofrer tanto a redução dos juros atuariais (já baixou de 6 para 3,8%), como a atualização de Tábuas de Mortalidade que ocorrerem até a data de sua aposentadoria (a atual já é a AT 2000F).
Vide uma comparação entre os rendimentos desde 2000 das duas opções acima neste link.
Em média, com a redução da taxa atuarial para quem não possui o Benefício Saldado, o tempo para recuperar no futuro o valor de seu benefício, antes da redução desta taxa, é de 3 anos. Já para quem tem metade das reservas em cotas do CPqDPrev e a outra metade em Benefício Saldado, este tempo se reduz, em alguns casos, a menos da metade do tempo, chegando em alguns casos até 1 ano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".