quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sistel informou que investirá mais em papeis de maior risco visando um retorno melhor que a renda fixa e assim tentar atingir a nova meta de 3,8% + INPC







Brasília, 16 de janeiro de 2013.
Prezado Participante,
No último dia 19 de dezembro o Conselho Nacional de Previdência Complementar (órgão ligado ao Ministério da Previdência Social ), aprovou a redução gradual da taxa máxima atuarial de 6% para 4,5% ao ano até 2018.
A meta atuarial é a taxa usada para ajustar os compromissos futuros do plano de previdência, equilibrando as contribuições dos participantes com a perspectiva de benefícios na aposentadoria.
A meta atuarial está associada à remuneração de mercado dos ativos financeiros no longo prazo. Desde 2009, dadas as condições da economia brasileira, o patamar de juro real de 6% ao ano é considerado uma premissa inadequada.
Assim, a Sistel já vem se ajustando à realidade e nos últimos anos veio reduzindo gradativamente a taxa usada nos estudos atuariais, de modo a torná-la cada vez mais compatível à realidade do retorno dos investimentos. A grande maioria dos compromissos dos planos administrados pela Sistel já estava em 2011 calculada com 5 % de juros real ao ano.
No final do ano passado, com base em estudos de consultoria macro econômica contratada pela Sistel relativos a projeção da taxa real média de juros no longo prazo, o Conselho Deliberativo decidiu pela adoção da meta atuarial de 3,8%.
No entanto, neste momento não se observa esse tipo de retorno em títulos públicos de renda fixa de longo prazo, cuja taxa real está em torno de 3%. Em consequência, a Sistel terá de buscar alternativas e aumentar o percentual de seu patrimônio em ativos de maior risco, como bolsa de valores, crédito privado, operações estruturadas de longo prazo etc., para atingir a nova meta atuarial, mas preservando sempre a condição de ter uma avaliação e seleção criteriosa dos ativos a serem investidos.
Ao proceder dessa forma, a Sistel entende que está minimizando os riscos dos planos por ela administrados quanto aos seus compromissos futuros, em um momento de grande desafio pelo qual passa o mercado financeiro mundial. 

Cordialmente
Fundação Sistel de Seguridade Social
35 Anos de Sistel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".