sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

INSS: Juizado Federal em São Paulo obriga INSS a pagar revisões


O Juizado Especial Federal em São Paulo tem um estoque de 16 mil processos em que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não cumpriu a decisão mandando revisar ou conceder um benefício previdenciário.
O dado é apontado em decisão do juizado do início deste ano, da juíza federal Gabriela Azevedo Campo Sales, que considerou o estoque inaceitável.
Segundo ela, esses processos já estão com os prazos vencidos, ou seja, o INSS está descumprindo as determinações judiciais.
No caso em questão, uma segurada garantiu o direito à revisão pelo teto com uma ação apresentada no juizado.
A decisão favorável saiu em agosto do ano passado e, em seguida, seu benefício teve o reajuste.
Resposta
O INSS afirmou que está cumprindo as decisões judiciais, mas que "há muita dificuldade em operacionalizar tais medidas", devido ao "número muito grande de decisões".
O órgão informou também que "há diversas medidas que estão sendo tomadas, especialmente em São Paulo", para o cumprimento das ordens judiciais.
A AGU (Advocacia-Geral da União), que representa o INSS na Justiça, atribui o grande número de ações aguardando cumprimento ao sistema dos juizados, pois nem sempre a decisão define os valores a serem pagos ou determina os cálculos.
Em nota, afirma que o montante "pode simplesmente refletir a quantidade de ações" que ainda dependem de o juiz determinar o cálculo os atrasados.
Quando isso é feito, a AGU diz que "cabe ao INSS cumprir prontamente a decisão".
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, responsável pelo juizado, não respondeu.
Fonte: Agora SP (15/02/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".