terça-feira, 19 de março de 2013

Fundos de Pensão: Rentabilidade média dos fundos em 2012 foi de 15,37% e superou a meta de 12,57%, considerando INPC + 6%


Fechados os números do ano passado, os resultados mostram que os fundos de pensão alcançaram em seus investimentos em 2012 retornos na média consistentemente superiores aos compromissos  expressos no passivo. O Núcleo Técnico da Abrapp informou ontem que a rentabilidade estimada das entidades em 2012 ficou em 15,37%, contra uma meta atuarial, composta por INPC + 6%,  de 12,57%.
Os ativos que tiveram maior rentabilidade no ano passado inteiro foram os imóveis, ao registrarem um retorno de 27,84. O segundo segmento com maior ganho foi o da renda fixa, que chegou aos 18,64%. Mesmo em um ano reconhecidamente difícil, a renda variável ainda assim conseguiu contribuir para o resultado final com 7,88%.
Quando se analisa os resultados no longo prazo, como afinal de contas os fundos de pensão devem mesmo ser olhados por sua natureza de longos ciclos, nota-se números francamente positivos. As estatísticas do Núcleo Técnico da Abrapp mostram que em média a rentabilidade estimada nos últimos 10 anos atingiu nada menos de 17,45% ao ano, perto de 50% acima da meta atuarial em todo o período.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (19/03/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".