quarta-feira, 13 de março de 2013

Superávit PBS-A: APAS-RJ cobra da Sistel a distribuição do superávit do plano PBS-A

Leiam teor da carta enviada pela APAS-RJ à Sistel cobrando a liberação da distribuição do superávit do PBS-A aos assistidos do plano:

"ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES  DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
                                                         Rio de Janeiro,  27  de fevereiro de 2013.
Ct: 008/13 – PR

À
Sistel
Ilmo. Sr. Wilson Duarte Delfino
Presidente da Fundação Sistel de Seguridade Social – SISTEL

Prezado Presidente,

Tomamos conhecimento do arquivamento, por parte da PREVIC, do processo de distribuição dos superávits relativos aos exercícios de 2009/2010/2011, do Plano PBS-A, o que consideramos inaceitável e altamente lesivo aos interesses de nossos associados assistidos.
 A PREVIC foi criada com o objetivo de defender os direitos dos participantes ativos e assistidos dos Fundos de Pensão, que são a parte mais vulnerável da composição dos mesmos, razão pela qual não entendemos a posição omissa daquele órgão.
A PREVIC, em resposta à carta da ASTELPAR, emitida em 25/1/2013, informa que o desarquivamento do processo, poderá ser concretizado após a solução das pendências existentes, ou sejam, a decisão judicial, em caráter liminar e a aprovação do processo pela única patrocinadora que ainda não o fez, no caso, a TELEBRÁS.
 Desta forma, solicitamos a V.S. a gentileza de nos informar qual a  situação atual do processo e quais as ações tomadas pela SISTEL, já que essa deve deter a fundamentação legal e possui a assessoria jurídica competente para resolver de forma definitiva a questão.
 Por outro lado, propomos, como já foi sugerido por outros, que, enquanto se aguarda a liberação final do processo seja distribuída, de imediato, a parte inquestionável de 50% aos assistidos, ficando o restante a ser definido após a decisão final do assunto.
 Caso o impasse atual não seja solucionado, em curto prazo, que parece ser o mais provável, alternativamente, sugerimos que os valores correspondentes aos superávits em questão, (2009/2010/2011) devam ser incorporados ao patrimônio do PBS-A, fazendo-se a revisão  necessária do plano, conforme reza o Estatuto da SISTEL. Dessa maneira, o correspondente ajuste atuarial melhoraria os atuais benefícios dos participantes do Plano.

Atenciosamente,


______________________
Carlos Alberto Burlamaqui
Presidente em exercício"
Fonte: Blog da APAS-RJ (13/03/2013)

2 comentários:

  1. Estou nesse meio há mais de uma década e, pedindo desculpas, me reconheço um bom observador de fatos ocorridos nesse período.
    Refiro-me às ocasiões em que a APAS-RJ veio a público para reivindicar algo formalmente à Diretoria da Sistel, em especial quando parte de seus Diretores pertenciam aos seus Conselhos.
    Minha observação é que portavam-se como Arautos de mudanças que estavam por vir, pois quase sempre o solicitado se materializava. Por coincidência? ou como parte de um "jogo de cena" para dar "força" junto aos seus séquitos, com a participação da Diretoria Executiva da Sistel?
    Agora, mesmo fora dos Conselhos, parece que a relação continua. Se a observação estiver correta, parece que virão novidades por aí...

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".