sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fundos de Pensão: Abrapp promete para este ano o PrevSaúde e adesão automática ao fundo de pensão

Ainda este ano deverão estar viabilizados o Prev-Saúde e o mecanismo chamado de adesão simplificada, antecipou ontem o Diretor de Assuntos Atuáriais, Contábeis e Econômicos da Previc, Edevaldo Fernandes da Silva, ao participar em São Paulo do Encontro Regional Sudoeste. No mesmo evento o Superintendente da Previc, José Maria Rabelo, citou o Prev-Saúde no contexto do esforço para modernizar os produtos da previdência complementar fechada e dar-lhe maior flexibilidade. Na mesma linha, o presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, Fernando Pimentel, lembrou que a adesão automática é uma bem sucedida experiência em vários países europeus. 

A idéia dos fundos de pensão com o Prev-Saúde é conseguir mais um atrativo, aos olhos especialmente dos mais jovens, muitos dos quais ainda não acordaram para a necessidade de começar a encaminhar o mais cedo possível a questão da aposentadoria. Pelo projeto inicial, caberia às entidades unicamente administrar os planos do PrevSaúde, uma vez que um e outro terão total independência entre si, inclusive com CNPJs diferentes. Ao chegar o momento de aposentar-se, o participante teria acumulado um valor que lhe permitiria pagar daí para a frente o seu plano de saúde. O desenho final do projeto ainda será discutido, mas a ideia original é que as reservas reunidas até ali não saiam dos fundos, que continuarão administrando os valores e repassando para as seguradoras apenas o montante da contraprestação mensal.

Já o mecanismo da adesão voluntária é fazer com que todos os indivíduos de uma massa, sejam empregados de empresas ou liberais vinculados a um órgão de representação profissional, sejam considerados na partida aderentes a um plano. No entanto, se não desejarem não precisarão permanecer nele, bastará pedir para sair.

A vantagem desse formato de adesão, muito frequente na Europa, especialmente nos fundos setoriais que agrupam empregados de empresas de um mesmo segmento, é que a inércia que faz com que tantas pessoas sequer se aproximem para tentar saber mais sobre o plano que lhe está sendo oferecido, quando a abordagem é desde o início voluntária, agora irá funcionar no sentido contrário.

Em resumo, se antes as pessoas por imobilismo não se inscreviam em um plano, agora por idêntico motivo terão talvez preguiça de pedir para sair dele. 

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (19/04/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".