quarta-feira, 15 de maio de 2013

Apos: APAS-RJ reúne-se com Diretoria de Seguridade da Sistel e entrega carta com 12 revindicações para assistidos, sendo a maioria extensíveis a todos assistidos da Sistel


Veja na íntegra, carta entregue por parte da Diretoria da APAS-RJ durante a reunião realizada ontem (14/05/2013), com a Diretora de Seguridade da Sistel.

                                                                                 "Rio de Janeiro,  14 de maio de 2013.

Ct. 011 /13 – PR
À Diretora de Seguridade da Sistel
Adriana Meireles Guimarães Salomão
Prezada Diretora,

Levamos ao conhecimento de V. Sas., algumas considerações, sugestões e solicitações da APAS-RJ, a seguir relacionadas, procurando, assim,  dar um melhor atendimento aos assistidos, tendo por base a parceria  entre a Sistel e  Associações.

     1)  REDE BRADESCO SAÚDE

Há muitos anos vimos demonstrando nossa insatisfação com a Rede Bradesco Sistel. É inconcebível que a zona sul do Rio de Janeiro não tenha um hospital geral emergencial confiável. Em reunião em Brasília em 21/05/2009, o então Diretor de Seguridade da Sistel confirmou que a zona sul do Rio de Janeiro, estava carente de atendimento emergencial e nos autorizou a indicar um hospital para ser credenciado. Naquela ocasião, após minuciosa pesquisa, indicamos o Hospital Silvestre. Após constantes questionamentos junto ao diretor de Seguridade da Sistel, nossa indicação nunca foi atendida, apesar da promessa. Com o passar do tempo, como a situação permanecia a mesma, fizemos outra reunião na Sistel, em 04/05/2011, levando um minucioso trabalho que a APAS-RJ elaborou em relação a rede hospitalar da Cidade do Rio de Janeiro, propondo alguns novos credenciamentos. Igualmente, não tivemos nenhum retorno, nem qualquer interesse por parte da Sistel quanto as nossas solicitações.
Além de termos poucas opções de hospitais credenciadas, temos que disputar vagas com pacientes de outros planos de saúde e empresas tais como Unimed. Amil, Sul América, Petrobrás, Furnas, BNDS, Banco do Brasil, Caixa Econômica e outros.
Enfatizamos que a nossa rede é inadequada, insatisfatória, de distribuição deficiente e com carência de atendimento em vários bairros da cidade do Rio de janeiro e também no interior do Estado. Queremos uma rede Bradesco Sistel plena, idêntica a que tínhamos há alguns anos e que, com o tempo foi se deteriorando, reduzindo cada vez mais.
Registramos que a lista de credenciados constante no site do Bradesco Sistel, não corresponde a realidade. Em uma amostragem, onde fizemos contatos telefônicos com vários médicos e clínicas, nos informaram que não atendiam ao Bradesco Sistel. Já relatamos este fato e, também, não tivemos retorno se a Sistel estaria checando a listagem dos credenciados constante no site.
Já solicitamos também, a distribuição para os assistidos de um manual impresso com a relação de todos os credenciados. Esta ausência de manual acarreta dificuldade das pessoas, principalmente as mais humildes, que não tem computador, para localizar os credenciados.

2) CLINICAS TERCEIRIZADAS

Existem dentro de unidades hospitalares credenciadas do Bradesco Sistel, clinicas que não são credenciadas na Sistel. Muitas vezes, o assistido ou dependente internado em unidade credenciada, é conduzido para fazer algum exame ou procedimento nestas clinicas terceirizadas. Posteriormente, o assistido é surpreendido com a cobrança do serviço prestado por estas clinicas. Estes exames ou procedimentos, tem que ser isentos de quaisquer cobranças ao assistido. Enfatizamos que o assistido e familiares, já estão fragilizados com a situação do enfermo e não podem ficar controlando se determinado procedimento ou exame indicado pelo médico assistente tem a cobertura do plano de saúde. Se a unidade onde se internou é credenciada, todos os procedimentos de clinicas terceirizadas dentro desta unidade também deverão ser considerados credenciados.
Idêntico raciocínio se aplica, quando o paciente estando internado em unidade credenciada, é conduzido de ambulância, para fazer exame em outro estabelecimento, exame este solicitado pelo médico que o assistente dentro do hospital que está internado. Não cabe aqui cobrança da ambulância ou dos serviços prestados pelo estabelecimento hospitalar ou clínica não credenciada, já que o paciente inicialmente se internou em unidade credenciada e após o exame retorna ao mesmo hospital.

3) DATA ÚNICA BOLETO

Devido a deficiência do nosso correio, cada vez mais acentuada, solicitamos mais uma vez, oferecer uma segunda data para o pagamento de boletos. As pessoas mais humildes são novamente as mais prejudicadas, primeiro por não possuírem computador e também, porque, muitas delas, residem nas periferias, onde a entrega das correspondências são mais deficientes. Os boletos chegam com atraso, ou nem chegam as suas residências, prejudicando os assistidos.
Sugerimos inserir nos boletos o valor total a pagar , além do valor mínimo, dando opção para o sistelado quitar ou não o valor total.

  4) PLANO DE SAÚDE DAS(OS) VIÚVAS(OS)

Este é um dos pontos nevrálgicos do PCE. Quando mais se precisa amparar o dependente, devido o falecimento do assistido-titular, o plano de saúde simplesmente se encerra. Como o Plano é “Familiar¨, os dependentes são conhecidos, figuram nos respectivos Comprovantes de Pagamento de Benefício, o mais natural seria a adesão imediata ao PCE da viúva(o)  e demais dependentes e, na mesma tabela que  pagava o falecido(a). Esta solicitação também já foi feita várias vezes sem sermos atendidos.
Lembramos que, pelo Certificado de Seguro, firmado entre Bradesco e Sistel, em 06 de agosto de 2003, no seu Item 12.2, reza o abaixo descrito.
“O Certificado de Seguro será cancelado:
a) em caso de morte do segurado titular que não tenha dependente incluído no seguro na data do falecimento; (…)”
Em vista disto, torna-se necessária a correção do Art. 10, item I do Regulamento do PAMA-PCE (“que vier a falecer, e não tenha dependentes incluídos no seguro, na data do falecimento”), de modo a adequá-lo ao contrato assinado com o Bradesco.

5) CIRURGIAS SEM INTERNAÇÃO

Quando da criação do PCE, foi dado ênfase pela Sistel, que as internações seriam sem coparticipação. Não se atentou para o advento de novos equipamentos e tecnologias na área médica. Hoje em dia são rotineiras as cirurgias não invasivas feitas em regime ambulatorial. Atente-se para o fato que estes procedimentos são adotados cada vez mais. No entanto, o assistido tem que arcar com a coparticipação. Isto onera muito os assistidos. Solicitamos alteração no Regulamento do PCE para que todas as cirurgias sejam isentas de coparticipação dos assistidos.

 6) PAMA – INADIMPLENTES

As cobranças em boletos dos inadimplentes do PAMA, continua sem solução. A dívida persiste e vai aumentando mês a mês, continuando impagável.
Sugerimos criar um procedimento, onde possa enviar aos sistelados um boleto mensal de valor em branco, para ser pago qualquer valor, estabelecido um mínimo amortizando sua dívida.  Caso se confirme pagamentos mensais regulares, após pagar metade da dívida, o sistelado poderia voltar a utilizar o plano de saúde.
Seria aconselhável alternativamente, realizar um novo programa de Adesão ao PCE.

7) PAMA- REAJUSTE

Conforme artigo 37 do regulamento do PAMA-PCE existe critérios para reajuste das contribuições mensais. A Sistel está aplicando, este ano, o reajuste de 12,87%, muito acima dos índices do INSS e das suplementações dos nossos benefícios. Esta sistemática somente poderia ser aplicada após o terceiro ano de ocorrência do reajuste superior aos índices de nossos benefícios.  Solicitamos justificar os cálculos de como a Sistel definiu estes índices e se houve a devida atenção ao regulamento.
Não entendemos como o reajuste do nosso plano foi de 25,74%, já que o patrimônio do fundo assistencial evoluiu, sempre de forma crescente, de R$ 541 milhões, em 2005, para R$ 650 milhões, em 2012.

8) CONVÊNIO ODONTOLÓGICO

Há alguns anos se divulga, mas até o momento não existe o Plano odontológico. Solicitamos esclarecer o que está sendo feito para implantação do Plano Odontológico.

9)  CONTRIBUIÇÃO SISTEL ASSISTIDO

A distribuição do Superavit está complicada, entretanto, há alguns anos a “Contribuição Sistel Assistido” continua sendo descontada dos sistelados.
Sugerimos que a “Contribuição Sistel Assistido” seja suspensa, de imediato, descontando-se do valor do Superávit a quantia necessária para o pagamento do valor total.

10)  SEGURO DE VIDA ICATU

As informações do Seguro Icatu não existem para os assistidos. A própria Sistel se exime de se envolver no assunto. A proposta de Adesão ao Seguro de Vida com a ICATU foi firmada em documento individual, tendo a Sistel como estipulante, para todos que aderiram ao seguro Icatu. Para a maioria dos assistidos, os pagamentos mensais ao Icatu são feitos em folhas de Pagamento de Benefício da Sistel.
Não se compreende que o assistido fique sem informação sobre a apólice, valor segurado, sorteio mensal, etc. O valor segurado constava no Demonstrativo de Pagamento de Benefício, mas não consta mais.

11) EMPRÉSTIMO – QQM

Achamos leonino a aplicação de um artifício matemático, para aqueles que fazem um novo empréstimo. Já que os juros e taxas incidem com valores muito altos. Sugerimos nestes casos,  fazer um novo empréstimo desvinculado do primeiro.

12) FATO NOVO

Solicitamos que quando da adoção de algum procedimento novo, pela Sistel, a APAS-RJ seja avisada previamente para que possamos nos preparar para atender os nossos associados.

Esperamos que nossas sugestões ou solicitações tenham boa acolhida e que sejamos atendidos.

 Atenciosamente,

Carlos Alberto O. C. Burlamaqui
Presidente da APASRJ"
Fonte: Blog da APAS-RJ (15/05/2013)

 Nota da Redação: Muito boa e proativa esta iniciativa da nova diretoria da APAS-RJ em reunir-se diretamente com a Sistel, com a intermediação do Conselheiro eleito Ezequias, para revindicar direitos e melhor atendimento, não só de seus associados, como também de todos assistidos vinculados a Sistel. Uma demonstração que esta nova diretoria da APAS-RJ vem desta vez para colocar o interesse do assistido em primeiro plano.

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