quinta-feira, 9 de maio de 2013

TIC: SinTPq questiona 51 demissões ocorridas no CPqD neste ano


Sindicato cobra justificativa para 98 desligamentos que ocorreram de janeiro a início de maio deste ano, no montante, 51 demissões partiram da empresa e 48 foram solicitados pelos trabalhadores.
 Em conversa entre o SINTPq e o Recursos Humanos (RH) do CPqD foi apresentado balanço das demissões e admissões no CPqD desde 01/01/2013 até 06/05/2013. 
Neste levantamento o CPqD mostra que aconteceram 99 desligamentos, sendo 48 pedidos de demissão e 51 demissões por iniciativa da empresa. Ocorreram apenas 48 contratações, o que demonstra que o CPqD tem 51 trabalhadores a menos que no fim do ano passado. As informações foram passadas diretamente pelo RH  da empresa, nesta quarta-feira, 08/05.
 O SINTPq questionou o RH sobre as supostas informações de que poderia acontecer demissões em massa no CPqD e aproveitou para alertar sobre o clima de medo e insegurança gerado nos trabalhadores.
A justificativa da empresa é de esse processo está ocorrendo devido a reestruturação provocada pela unificação de três diretorias e, que as 48 contratações ocorridas neste ano são reflexos de que o CPqD não enfrenta crise financeira e que há setores "bombando".
O sindicato questionou que as demissões dos trabalhadores mais experientes representam a perda de capacitação e conhecimento tecnológico para o Centro e que será necessário explicar à comunidade o que está acontecendo, principalmente para acabar com o clima de insegurança instalado na instituição. Uma vez que tal ambiente de trabalho provoca desmotivação com reflexo direto no bom desenvolvimento das atividades em andamento.
Em 2012 o CPqD teve superávit em suas contas e nada justifica as demissões que estão ocorrendo, pois as pessoas poderiam ser realocadas para outras atividades. 
Causa estranheza que um Centro de Pesquisa abra mão da capacitação dos seus profissionais mais experientes, que ao longo de tantos anos muito contribuíram para o atual estágio da empresa. 
O CPqD informou em conversa anterior com o SINTPq que no balanço global do quadro de funcionários de 2012 para cada funcionário desligado dois foram contratados. Pelo visto, em 2013 essa ordem se inverteu.
Para o presidente do SINTPq, Régis Norberto, "o processo de demissão nunca é fácil e o CPqD deveria atuar para elucidar a situação e dissipar o clima ruim instalado".

Fonte: Site do SinTPq (09/05/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".