quinta-feira, 20 de junho de 2013

Fundos de Pensão: VIII Seminário de Educação Previdenciária em BSB teve balanço positivo

Nos dias 12 e 13 de junho aconteceu o “VIII Seminário de Educação Previdenciária”, promovido pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC e pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar – SPPC.
O evento, que aconteceu em Brasília, contou com 177 inscritos de 52 Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC (Conselheiro eleito da Sistel incluído), 4 consultorias e 6 órgãos de governos. Houve predominância de entidades de médio porte, porém, ficou evidente o crescente interesse das pequenas entidades pelo tema, através de sua grande participação no evento.
Durante o evento os participantes puderam acompanhar palestras sobre os temas ‘Pesquisa Financeira com Participantes’ proferida pela Fusan, ‘Prestação de Contas’, pela Fundação Copel, ‘Ações para Aposentadoria’ ministrada pelo Sebrae Previdência, ‘Aumento de Contribuições’, pela Fundação CESP, e ‘Conferência sobre Educação Previdenciária da OCDE’, pela Previc. Além disso, a direção da Previc trouxe a visão do órgão sobre os projetos de educação previdenciária.
Nesta edição, o evento apresentou duas novidades: a primeira foi realização de mesas redondas, denominadas de “mosaicos”, que proporcionaram oportunidade de grande debate sobre os temas ‘Perfil de Investimentos’ e ‘Treinamento para Dirigentes’; e a segunda foi a área disponibilizada para que as entidades palestrantes pudessem apresentar suas ações de educação previdenciária.
Essas duas ações receberam excelente avaliação dos participantes, sendo considerados os pontos fortes do Seminário, obtendo uma nota média de 4,37 de um total máximo de 5 pontos. As mesas redondas provocadas pelos mosaicos obtiveram nota muito acima da média, 4,47 e 4,64, respectivamente. Com essa iniciativa os participantes puderam ter uma melhor visualização do que é possível fazer para atingir o objetivo desejado, além de oportuna troca de experiências.
O mosaico sobre ‘Perfil de Investimentos’, com participação das Fundações Faelba, Previ/BB, Previp e Valia, possibilitou uma análise bastante qualificada sobre a necessidade e o uso da Educação Previdenciária e Financeira como alavanca para a implantação e adequada manutenção dos perfis, com mensuração dos resultados práticos pelas EFPC. No mosaico de ‘Treinamento para Dirigentes’, no qual participaram Anapar e as Fundações Banesprev, Celpos e OABPrev/MG, o ponto forte foi o debate caracterizado pela diversidade e a complementariedade das visões apresentadas pelos debatedores. 

Fonte:  ASCOM/Previc/MPS (20/06/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".