quarta-feira, 26 de junho de 2013

Superávit PBS-A: Fenapas se junta a APAS-DF e em conjunto com a Anapar, questionam a Previc para rever benefícios em vez de distribuir superávit. Desta vez a Previc não tem escapatória!

Conforme publicado com exclusividade e em primeira mão neste blog, no início deste mês, no post Previc isenta-se em responder se PBS-A deve ser regido pela Lei 6435/77 e no post APAS-DF consulta Previc sobre aplicabilidade da Lei 6435 para o PBS-A, a Associação de Aposentados em telecom do DF (APAS-DF), agora em conjunto com a Fenapas e Anapar, estão ingressando na Previc com um ofício emitido pela Anapar reforçando a consulta anterior sobre a obrigatoriedade de se promover a imediata revisão do PBS-A e a não distribuição do superávit com reversão de valores aos assistidos e às patrocinadoras e a garantia dos direitos adquiridos dos assistidos do PBS-A, destinando o superávit à revisão dos seus benefícios, questionados anteriormente por Oficio e Carta da APAS-DF.
Fazem a consulta sobre a possibilidade jurídica de se aplicar a Lei 6435/77 em vigor em janeiro de 2000, quando foi realizada a Cisão do PBS e todos os Assistidos do PBS-A já estavam aposentados, ou as Leis Complementares 109/01 e 108/01, que só passaram a vigorar em 2001, indicando se possível os respectivos artigos a serem considerados para o embasamento legal quando da aprovação do novo regulamento e revisão do PBS-A, garantindo e respeitando inteiramente os direitos adquiridos e acumulados dos assistidos do PBS-A.
Fonte: Fenapas (26/06/2013)

Nota da Redação: Esta talvez deva ser a última e a mais bem embasada cartada, através da via administrativa, para conseguir reverter esta malfadada distribuição do superávit de 2009, 2010 e 2011 para as pretensas patrocinadoras, que se arrasta há exatos três anos, sem qualquer solução. 
A Previc já havia se manifestado oficialmente, por ocasião da reclamação dos direitos adquiridos dos assistidos do plano CPqDPrev, que os assistidos e os participantes elegíveis a aposentadoria devem seguir a regulamentação e legislação vigentes a época em que adquiriram este direito. Esta decisão implica claramente no direito dos assistidos do PBS-A de serem regidos pela Lei 6435 e nunca pela Lei Compl. 109, que nem existia quando todos assistidos do plano aposentaram-se. 
Há mais de seis meses que este blog vem defendendo esta posição, através de inúmeros posts aqui publicados e portanto não vemos motivos para a Previc negar aquilo que ela mesma já definiu e determinou para outro plano, que igualmente é administrado pela Sistel.
Temos a forte confiança que desta vez os assistidos do PBS-A sairão vitoriosos e poderão ver seus benefícios reajustados e melhorados, sem ter que os dividir com empresas que os desconhecem e nunca contribuíram com eles.
Mas a Previc é uma caixa de surpresas, então vamos aguardar seu posicionamento oficial e verificar o quanto esta autarquia é coerente com suas decisões e independente do poder econômico das patrocinadoras.

5 comentários:

  1. ...EMBASADA CARTADA PRA QUEM? ESTA É A MINHA DÚVIDA!!! AFINAL, NÓS, MISERÁVEIS SISTELADOS É QUEM SOMOS ATINGIDOS PELAS DEMANDAS DAS ENTIDADES QUE SE DENOMINAM PROTETORAS E DEFENSORAS DOS ASSISTIDOS... QUE NADA! FAZEM PARTE DE UMA PANELINHA QUE VEM ESQUENTANDO NUM FOGUINHO SEM CHAMAS HÁ MUITO TEMPO!
    A NÃO DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT, QUE SERIA UMA FORMA DE TIRAR MUITA GENTE DO SUFOCO E DOS EMPRÉSTIMOS, É UMA MANEIRA INOVADA DE FAZER OS "SEM GRANA"A PERDEREM O CHÃO! BENEFÍCIOS REAJUSTADOS??? PARA QUANTO? A PARTIR DE QUANDO??? E SERÁ QUE O REAJUSTE SERÁ COMPATÍVEL COM O NOSSO MERECIMENTO DEPOIS DE TANTA ENROLAÇÃO? TERÁ RETROATIVO DAS NOSSAS PERDAS??? SEI NÃO VIU!!! PERDI TOTALMENTE O CRÉDITO NESSAS INSTITUIÇÕES (FENAPAS,PREVIC E DEMAIS ASSOCIAÇÕES) VIROU NOVELA... E TOMARA QUE NÃO VIRE PIZZA! MINHA RESPOSTA, MESMO ISOLADA, SILENCIOSA, EU VOU DAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aldenice,
      A revisão do plano é a melhor e a mais rápida saída para os assistidos, pois é uma forma das pretensas patrocinadoras não tocarem em R$ 1/2 bi, mais correção de 3 anos, que é a metade do superávit só de 2009.
      Com a revisão do plano cada assistido ganharia o dobro do que na distribuição dos superávits, pois todos superávits (2009 a 2012) ficariam no plano, para os assistidos somente.
      A outra saída é a Judicial, que tardará uma eternidade.
      É hora dos assistidos do PBS-A fortalecerem suas Associações e pressiona-las para melhor informar seus associados daquilo que está ocorrendo. Esta ação da Anapar, Associações e Fenapas é positiva a todos assistidos á a mais justa e por isto temos de apoiá-la, independentemente de diferenças anteriores.
      Eu te aconselharia consultar a sua Associação (AstelPE), conversar com os dirigentes e explicar melhor a sua situação.
      Quem sabe estes novos tempos já não trouxeram mudanças?

      Excluir
  2. Quem fala sem conhecimento de causa fala a voz que os poderosos querem ouvir. (patrocinadoras e Sistel).
    Não fossem as Associações, a Fenapas e os blogs nem saberíamos o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente nesta ordem.
      Mas evidentemente há muita falta de informação entre os assistidos e este é o grande desafio a enfrentar pelas Associações para com seus associados.
      Este blog tenta apenas preencher esta lacuna, apesar de, as vezes, ser mal interpretado.

      Excluir
  3. Prezados,
    As Associações reunidas na FENAPAS conseguiram eleger os representantes dos participantes nos Conselhos da Fundação Sistel. Estes representantes apesar de terem sido voto vencido várias vezes (pois a representação patronal tem o dobro de votos) tem evitado as aprovações por unanimidade e tem propiciado o acompanhamento, pelos aposentados, das várias questões. Bem diferente da situação da Fundação Atlântico, na qual até hoje os nossos Representantes Eleitos não foram empossados e não temos noticias do que ocorre nos Conselhos!
    Recomendo que os Aposentados ou Pensionistas que tiverem dúvidas quanto ao processo do superávit do PBS-A ou qualquer outra questão informem-se com a Associação do seu Estado, pois muitas vezes os Sites ou Blogs não conseguem esclarecer as dúvidas particulares de todos os Aposentados ou Pensionistas.
    Aramburo

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".