segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fundos de Pensão: Escândalo nos conselhos da Fundação Atlântico segue sem qualquer solução por parte da Previc

A Fundação Atlântico foi criada em 2005, a Oi indicou provisoriamente os representantes de participantes e assistidos para um mandato provisório ou tampão até 2006 quando deveria ser realizada eleição, que até hoje não foi convocada

A eleição de fato aconteceu em 2006 com quatro chapas disputando o pleito. A chapa 4 venceu mas não tomou posse porque a chapa 1 não deixou.
Um integrante da chapa 1 alegando irregularidade no processo entrou na justiça e através de uma liminar impediu que a chapa vencedora tomasse posse. Vale lembrar que a auditoria contratada não comprovou erro nenhum no processo. 
De 2006 até o presente momento já deveria ter ocorrido duas eleições, mas a Fundação Atlântico inexplicavelmente não convocou. Então a Oi e a Fundação Atlântico vão dando uma de "João sem braço", fingindo-se de mortas e fazendo os trabalhadores participantes e assistidos de bobos, o tempo passando.... e os representantes indicados pela Oi para representar os participantes e assistidos na Fundação vão ficando por lá. 
Vale lembrar que estes cargos são remunerados e não é uma remuneração de se jogar fora. 
A Fittel e a FENAPAS - Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas, incomodadas com essa pouca vergonha provocaram a ANAPAR - Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e esta acionou a PREVIC pedindo que botasse ordem na casa. Foi uma verdadeira peleja até conseguir a determinação da PREVIC que negou o quanto pode. 
A ANAPAR é uma entidade séria que defende os interesses dos participantes de fundos de pensão e luta pela democratização dos mesmos. Dentre os conselheiros indicados pela Oi para representar os participantes e assistidos nos conselhos da Fundação estão o Presidente do Sinttel Pernambuco e do Sinttel Rio de Janeiro que também são diretores executivos da Fenatel. 
Observem que o que ocorreu com a eleição da Fundação Atlântico em 2006, foi o mesmo que ocorreu com a eleição do Sinttel-PB e pode ocorrer com qualquer outra onde a Fenatel tiver disputando e nesse concorre (sic), perde, eles não admitem a derrota e impedem que a chapa vencedora tome posse, tumultua, inferniza a vida das pessoas tentam impedir o trabalho de quem tem compromisso, competência e coragem para trabalhar e é assim que essas figuras sem compromisso nenhum com a causa dos trabalhadores vão levando a vida se "dando bem" nos espaços de representação.
Fonte: Blog da AAPT (08/07/2013)

Um comentário:

  1. Eis ai o mais vivo exemplo de Pelegagem Explícita: quem está, não quer sair (Fenatel) e quem não está quer entrar (Fittel) - quem sabe, para também não querer mais sair.
    O nosso meio deve prescindir desse modelo ultrapassado de representação - de péssima relação custo/benefício.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".