segunda-feira, 8 de julho de 2013

INSS: No Rio contagem de tempo para aposentadoria pode chegar por carta

Segurado do INSS com mais de 45 anos de idade pode preencher a partir desta segunda formulário para receber correspondência com dados sobre tempo de contribuição

Trabalhadores com carteira assinada e contribuintes individuais vão receber em casa carta do INSS com simulação da contagem de tempo de serviço. A partir de amanhã segurados da Previdência Social já podem ir a uma das 18 agências da Gerência Executiva Centro e preencher o formulário com o pedido do serviço. A expectativa é de que sejam enviadas 1,5 mil correspondências pelos Correios, a cada mês, com os dados.
O projeto piloto que será implementado no Rio beneficiará quem tem mais de 45 anos de idade e quer acompanhar o histórico de contribuições. O gerente-executivo Flávio Souza informou que os formulários ficarão disponíveis no setor de triagem de cada agência da Previdência. O segurado terá que encaminhar cópia da identidade e do comprovante de residência. “Não é preciso agendar para entregar o formulário. Basta chegar na agência e retirar o documento e preencher”, orienta.
O INSS expedirá a correspondência que deve chegar à casa do trabalhador de duas a três semanas. O serviço não incluirá o tempo especial de atividades insalubres.“Quem não receber a carta nesse prazo deve procurar a mesma agência em que deu entrada no formulário. Mas se os dados estiverem preenchidos corretamente, não haverá problemas”, acredita Souza.

Além da simulação, o documento conterá informações sobre como o segurado deve proceder se estiver faltando dados no sistema da Previdência. O instituto ensinará o acompanhamento das contribuições pelo www.previdencia.gov.br .
“Um manual para fazer o cálculo na internet seguirá juntamente com a simulação. Vamos mostrar como cadastrar senha para acompanhar. Mas é preciso agendar o serviço pela Central 135 para tirar essa senha”, diz o gerente.
A proposta do envio da carta no Rio começou a ser desenvolvida há duas semanas. Surgiu de observações de técnicos da gerência sobre os pedidos de informações feitos por segurados. De acordo com o gerente-executivo, do total de agendamentos para concessão de aposentadorias nas agências, mais de 40%, na verdade, são de solicitações para simular o tempo de contribuição.
Durante o mutirão promovido nos dias 27 e 28 de junho na Central do Brasil, os servidores do INSS tiveram mais uma constatação de que boa parte dos segurados confunde o tipo de serviço. Do total de 1.400 atendimentos feitos nos dois dias, 180 eram para fazer contagem de tempo.
“Cadastramos esses 180 segurados e vamos enviar as cartas. Eles serão os primeiros a receber a simulação”, avisa.

Objetivo é abrir mais vagas para desafogar atendimento
A retirada da demanda por simulações das agências do INSS abrirá novas vagas na agenda de atendimento. Segundo Flávio Souza, é muito comum o segurado marcar o serviço de concessão de aposentadoria e ir ao posto, na verdade, para tirar dúvida, fazer simulação ou pedir informação. Assim, a vaga que seria usada por quem realmente quer dar entrada no benefício acaba perdida.

O projeto piloto da Gerência Executiva Centro complementa a iniciativa da Previdência que já envia cartas a segurados urbanos de todo o país que completam as condições para se aposentar por idade. A correspondência avisa que eles podem requerer o benefício a partir da data do aniversário.
Recebem o documento homens que completam 65 anos de idade e mulheres que chegam a 60 anos. É preciso ter 180 contribuições.
Na carta do INSS constam, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de recolhimentos e estimativa do valor do benefício. Vai também código de segurança para confirmar a autenticidade da correspondência.

As Agências do INSS no Rio:

ANDRÉ MOREIRA 
Rua Padre André Moreira 31 — Méier.
CENTRO 
Avenida Marechal Floriano 199 — Centro.
DEL CASTILHO 
Avenida Segal 206 — Del Castilho.
MÉIER 
Rua Aristides Caire 218 — Méier.
PRAÇA DA BANDEIRA 
Praça da Bandeira 96
PRESIDENTE VARGAS 
Av. Presidente Vargas 418 — Centro.
SÃO CRISTOVÃO 
Rua São Januário 798 - São Cristovão.
TIJUCA 
Rua Uruguai 297 A — Tijuca.
ALMIRANTE BARROSO 
Av. Almirante Barroso 54 — Loja Centro.
MARACANà
Rua São Francisco Xavier 324 — Maracanã.
CIAD 
Avenida Presidente Vargas 1.997 — Centro.
BARRA DA TIJUCA 
Avenida Armando Lombardi 385 — Barra da Tijuca.
RAIMUNDO CORRÊA 
Rua Raimundo Correia 20 — Copacabana.
COPACABANA 
Av. N. S.de Copacabana 1.049 — Copacabana.
COSME VELHO 
Rua das Laranjeiras 430 — Cosme Velho.
JACAREPAGUÁ 
Rua Barão 207 — Praça Seca.
PRES. ANTÔNIO CARLOS 
Av. Presidente Antônio Carlos 607 — Centro.
MIGUEL LEMOS 
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1.032 — Copacabana
Fonte: O Dia (08/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".