terça-feira, 30 de julho de 2013

INSS: Palestras tiram dúvidas sobre Previdência Social. Associações de aposentados podem agendar programa com INSS

Qual a função da Previdência Social? 
Que vantagens têm o trabalhador que contribui para o INSS? 
Quando devo começar recolher a contribuição? 
A partir de quando vou me aposentar? 
Essas e outras dúvidas podem ser respondidas por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Ministério da Previdência. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre direitos e deveres, e o futuro do trabalhador que vai se aposentar. Recente pesquisa da Serasa Experian Educação Financeira do Consumidor mostra que 48% dos brasileiros declararam que não contribuem para INSS nem têm previdência privada e apenas 2% pagam plano complementar.
A iniciativa do PEP consiste em organizar palestras, seminários campanhas, fóruns e cursos sobre temas escolhidos pelos participantes. Podem solicitar o serviço gratuito sindicatos, associações de moradores, cooperativas, escolas e universidades. O público jovem e as crianças também recebem atenção do programa.
No Rio, cada gerência-executiva do INSS possui um Núcleo de Educação Previdenciária responsável por promover as ações. A principal demanda das pessoas durante as palestras , de acordo com a coordenadora do PEP na Gerência Centro, Rosângela Torres, é como elas podem saber quanto tempo já contribuíram para a Previdência.
Segundo Flavio Souza, gerente-executivo do Centro, é baseada nessa informação que a gerência desenvolveu o projeto-piloto dos formulários para contagem de tempo de serviço e passou a enviar os dados por cartas a segurados, conforme a coluna antecipou com exclusividade em 7 de julho.
Um dos alvos do programa são as crianças. Há material específico para o público juvenil que é trabalhado nas palestras das escolas. Nele, o personagem Eugênio Sabido Filho apresenta aos pequenos e seus familiares a importância do sistema previdenciário na vida do cidadão. A cartilha motiva a participação com jogos, palavras-cruzadas e resolução de problemas.
O pedido para receber o PEP deve ser feito pelos e-mails gexrjc@inss.gov.br e pep.riodejaneirocentro@inss.gov.br. Os telefones (21) 2272-3496 e 2272-3494 também servem para agendar.
Fonte: O Dia (27/07/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".