terça-feira, 9 de julho de 2013

INSS: Trabalhadores do Rio vão atrás do formulário para saber por carta seu tempo de contribuição

Conforme divulgado ontem neste blog, mais de 200 segurados preenchem documento para saber por carta o tempo de contribuição

 Mais de 200 segurados do INSS acima de 45 anos de idade preencheram e entregaram ontem o formulário para receber a simulação da contagem de tempo de serviço em casa por meio de cartas. No primeiro dia de distribuição do documento em 18 agências da Gerência Centro, 208 foram protocolados com o pedido do serviço. O projeto-piloto será testado no Rio para abrir vagas em outros tipos de atendimento, conforme antecipou, com exclusividade, a Coluna do Aposentado de domingo.
A procura pelo formulário ficou além da expectativa da gerência. A estimativa inicial é que devem ser emitidas 1,5 mil correspondências por mês. Na avaliação do gerente-executivo Flávio Souza, se mantida essa procura do primeiro dia serão mais de 4 mil pedidos de envio a cada mês.
“Como há demanda reprimida, o movimento será grande no começo. Mas a tendência é haver ajuste na procura pelo serviço”, avalia o gerente.
Ele informou que o primeiro lote de cartas começou a ser enviado ontem com dados dos 180 trabalhadores que preencheram o formulário no mutirão da Central do Brasil em 27 e 28 de junho. As correspondências vão chegar em até duas semanas.
Gerente da agência Almirante Barroso, Andréia Xavier destacou que o serviço ajudará a cobrir os pedidos de esclarecimentos sobre a contagem do tempo de contribuição. “Muitos segurados vêm à agência querendo informações sobre tempo de contribuição. Demos solução positiva a população”, afirmou.

Instituto inclui outros 196 mil na lista da revisão de auxílio 
Mais de 196 mil segurados do INSS foram incluídos no segundo lote para pagamento da revisão de auxílio-doença calculados com erro. Os recursos que serão liberados em maio do ano que vem serão pagos a 196.740 beneficiários da Previdência que passaram a fazer parte da listagem . 
Vai receber quem tinha de 46 a 59 anos em 17 de abril de 2012 e que ainda teve o benefício calculado com erro naquela data. O valor máximo de atrasados desse lote é de R$ 6 mil.
A revisão é devida a 2,3 milhões de aposentados, pensionistas e trabalhadores de todo o país que receberam benefícios por invalidez entre 17 de abril de 2002 e 19 de agosto de 2009. Eles tiveram os cálculos dos valores feitos de forma equivocada.
O acordo de pagamento da revisão foi firmado em agosto do ano passado entre o Ministério Público Federal de São Paulo e o Sindicato Nacional dos Aposentados, que é ligado à Força Sindical.

Como acompanhar a contagem
MANUAL 
Ao receber a correspondência em casa, os trabalhadores também terão acesso ao manual para simular contagem de tempo.
ANDAMENTO 
Com as informações, o trabalhador vai poder acompanhar o andamento das contribuições previdenciárias feitas ao longo dos anos e também nos empregos em que passou. 
LINK 
O segurado pode entrar no link http://goo.gl/Up8OJ e clicar no menu “Sistemas” e depois em “Simulação de Contagem de Tempo”.
DIGITAR NIT 
É preciso digitar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e o código de segurança que aparecerá na tela do computador.
DADOS PESSOAIS 
O próximo passo é digitar a data de nascimento do segurado, sexo, nome completo e da mãe e o CPF. Em seguida, deverá selecionar “Confirmar”.
ADMISSÃO E SAÍDA 
Vão aparecer campos para colocar datas de admissão e de saída dos empregos. É possível incluir novos períodos de vínculos. Clique em “Gerar Relatório”. 
Fonte: O Dia (09/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".