segunda-feira, 22 de julho de 2013

Planos de saúde: ANS autoriza reajuste de até 9,04% nos planos de saúde individuais e familiares. Planos corporativos não seguem este índice, mas a sinistralidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) limitou em 9,04% o índice de reajuste para os planos de saúde, de acordo com informações da assessoria de imprensa da agência. O percentual é o teto válido para o período entre maio de 2013 até abril de 2014 e vale para cerca de 8,4 milhões de contratos vigentes desde 1999, 17,6% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

Segundo a ANS, para chegar ao índice foram consideradas as médias dos percentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 beneficiários. A agência afirmou ainda que o índice de reajuste dos planos de saúde não é comparável com índices gerais de preço, ou "índices de inflação" que medem a variação de preços dos insumos de diversos setores enquanto o reajuste da ANS é "composto pela variação da frequência de utilização de serviços, da incorporação de novas tecnologias e pela variação dos custos de saúde, caracterizando-se como um índice de valor".
Caso o plano de saúde aplique um reajuste maior do que o indicado pela ANS, nos planos individuais ou familiares, o consumidor deve fazer uma denúncia por meio do Disque ANS (0800 701 9656); pela Central de Atendimento ao Consumidor, no endereço www.ans.gov.br; ou pessoalmente, em um dos 12 Núcleos da Agência existentes no País.
Fonte: site do Terra (22/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".