sexta-feira, 12 de julho de 2013

Superávit PBS-A: Presidente da Sistel deu a entender no Sistel Presente de Curitiba que superávit do PBS-A pode sair só em 2016 e com somente 32% do montante para os assistidos

Em 5 de julho de 2013 foi realizado o 5º Sistel Presente em Curitiba, com a presença de 90 participantes.Por parte da Sistel compareceram seu Diretor Presidente e mais 10 auxiliares (advogado, nutricionista, duas enfermeiras e outras pessoas que deram apoio ao evento). Em sua palestra, o Diretor Presidente da Sistel, Wilson Delfino, discorreu sobre o Projeto Novo Olhar, desenvolvido para aprimorar o relacionamento da Sistel com os Assistidos, Patrocinadoras e Associações, bem como para implantar novas sistemáticas oriundas das sugestões obtidas dos aposentados. Citou como exemplo a não necessidade de recadastramento a partir de maio de 2013, facilidades para pagamento dos boletos de despesas médicas, o maior prazo para pagamento dos valores e sua nova apresentação visual que facilita o entendimento das informações. Abordou ainda aspectos do Pacote Preventivo de Exames cujos prazos foram estendidos, a pesquisa de satisfação dando ênfase para os aspectos negativos apontados que deram origem a alterações de procedimentos visando um melhor atendimento dos anseios dos participantes.
Abordou ainda a questão do Plano Dental prestando informações sobre o funcionamento do mesmo.

Quanto ao superávit o Presidente da Sistel fez longa dissertação sempre dando enfoque que a demora para a liberação se deve a aspectos burocráticos citando a Telebrás e o DEST como entraves nas decisões. Afirmou que a Previc exigiu que constasse do novo regulamento o histórico das contribuições, ou seja, aquela questão dos 68% de contribuição das Patrocinadoras e dos 32% dos participantes. Nesta questão seria importante saber se este fato é verdadeiro, pois na minha opinião, não fossem citadas essas proporções haveria menos dúvida da Telebrás em aprovar o processo, visto que a LC 108 fala em distribuição equitativa. Afirmou que a Telebrás não vê como abrir mão dos 68% e assim sendo um percentual dos participantes nada teria a receber de superávit em razão da quitação da contribuição dos assistidos, que deve ser descontada antes do processo de distribuição e que em razão deste fato a Telebrás sugeriu que se aguardasse um acúmulo maior de superávits para que também esta parcela de assistidos pudesse receber algum valor. Na opinião do Delfino, acatando esta sugestão, a distribuição do superávit só seria factível em 2016/2017.
O que se percebeu, de um modo geral, é que a plateia sentiu-se decepcionada com as notícias do superávit.
Estas foram as minhas impressões sobre o Sistel Presente realizado em Curitiba.
Fonte: Sr. Cleomar no site da Astelpar (09/07/2013)

Nota da Redação: Acho muito estranha esta informação passada pelo Sr. Delfino ao público presente em Curitiba. 
Além do plano PBS-Telebras ter se beneficiado enormemente na cisão da Sistel, por ocasião da divisão das reservas do plano PBS para os diversos planos PBS´s, em janeiro de 2000, benefício este claramente demonstrável nos dias de hoje através de um simples comparativo entre as reservas matemáticas e superávits dos planos atuais remanescentes, agora vem a Telebrás querendo faturar também 68% do superávit do PBS-A (que também foi prejudicado na cisão), levando junto consigo as atuais teles privatizadas, que nunca contribuíram com o plano. 
Será que este momento delicado, em que vários planos da Sistel começam a aproximar-se do déficit (principalmente os dois planos do CPqD: PBS e Prev), enquanto outros enchem-se de superávits (PBS-Telebras e TelebrasPrev), é o propício para tais declarações?
Ou será que este é o momento ideal para falarmos, escrevermos e abrirmos a caixa de pandora da segregação da Sistel e verificarmos na ponta do lápis quem se beneficiou na realidade com esta segregação de planos?
Observe-se que os grandes contrastes atuais, entre planos de patrocinadoras da Sistel, situam-se na Telebras e no CPqD, sendo que, por coincidência, todos participantes migrados ao PBS-CPqD eram empregados da Telebrás. 
Há muita água para rolar ainda por debaixo desta ponte, chamada segregação de planos!

9 comentários:

  1. Prezado Haim:
    Para que não pairem dúvidas que fique claro que o Delfino não afirmou que o superávit pode sair somente em 2016/2017. O que ele disse é que se fosse colocado em prática a tese da Telebrás de acumular mais superávit para que todos os assistidos tivessem direito a algum valor isto só seria possível naqueles anos. Nós sabemos, entretanto, que a legislação não permite esta espera. Os 3 anos consecutivos de reserva especial obrigam que a distribuição do superávit seja realizada.
    Cabe apenas este esclarecimento.
    Abraços

    Cleomar Gaspar

    ResponderExcluir
  2. Caro Cleomar,
    Obrigado pela realimentação e esclarecimento. Troquei por "deu a entender" em vez de "afirmou".
    Note porem que vc utilizou a expressão "afirmar" duas vezes por ocasião da explicação do Delfino quanto a posição da TB e depois mencionou que "a opinião dele era de que o superávit só sairia em 2016/2017". Para mim isto é o mesmo que "afirmar". Mesmo assim optei por alterar o termo para evitar outras interpretações.
    Abs, Joseph

    ResponderExcluir
  3. Caros Haim e Cleomar:

    Nem sei se a grande maioria dos Sistelados irão perceber alguma diferença entre "afirmou" ou "deu a entender" diante do que requer a PREVIC em função da visão da TELEBRAS sobre o que acha que é seu direito...
    A interpretação, nua e crua, dessa nova questão parece mesmo levar a mais espera - que já está em três anos - e, pelo que agora pode ser interpretado, mais anos virão de aguardo INTERMINÁVEL!!! e, olha, que eu não mais sou Sistelado, sendo apenas um observador das agruras de vocês colegas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rui,
      Tenho uma grande esperança na consulta realizada pela Anapar e Associações junto a Previc, para que esta autarquia defina que a Lei 6435/77 é a que deve ser aplicada ao plano PBS-A. Com isto não haveria a distribuição do superávit, mas um incremento dos benefícios dos assistidos do plano e o sofrimento destes estaria resolvido. Tomara que não esteja enganado, mas seria uma decisão corajosa e de independência da Previc e com a coerência de tudo aquilo que ela já decidiu no passado, passando inclusive por cima da fome do poder econômico das teles e agora da Telebras também.
      Abs, Joseph

      Excluir
  4. Sera que os assistidos terao que fazer manifestacoes na PREVIC e na SISTEL para essa cambada parar de enrolar?
    Jair Mauro

    ResponderExcluir
  5. Olha... se Sr.Delfino "NÃO AFIRMOU", estou com um sério problema de visão, pois foi isso que li! O que eu não entendo, é porque a novela Av.Brasil já foi conclusa e essa "penrrenga" ainda continua embolando! A história está bem parecida com a verba que Obama destina ao Egito, e esconde que favorece únicamente a Israel, a sua ocupação! Está semelhante àquele "bolinho de aniversário" que a gente faz na comunidade pobre e convida alguns para comerem uma fatia, mas, como um convidado tem direito de chamar outro, o que sobra para quem convidou, são migalhas, farelos...
    Ou então, estão chamando os Sistelados de burros ou idiotas... Se apenas essa multidão de 90 pessoas compareceram, está provado que o desinteresse pelos associados está demonstrado! São tantos leros-leros que não vale à pena o deslocamento... e para ouvir abobrinhas?!!! As enfermeiras eu acredito que são para amenizarem algum enfartado por tantas notícias imbecis!O advogado? Para proteger a quem temos vontade de torcer o pescoço!!!
    Estão é esperando que a gente morra pra que nada seja pago... essa é e a verdade! Ai que nojo!!!

    ResponderExcluir
  6. Prezados:
    Realmente o Delfino AFIRMOU com todas as letras que a demora se deve à TELEBRÁS e DEST. Ainda bem. Eu já havia escutado que a culpa era da FENAPAS, das ASSOCIAÇÕES, isto naturalmente na época da eleição dos Conselheiros. Agora, pelo menos, a culpa não é mais nossa.
    Abraços.
    Cleomar

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos e amigas,
    Um certeza tenho.
    Não terei tempo de ter o "DESPRAZER" em receber este MALDITO DINHEIRO DO SUPERÁVT. Que pena que estamos mergulhados em mais essa PALHAÇADA . Abraços

    ResponderExcluir
  8. INFELIZMENTE, NÃO ACREDITO QUE VEREI A COR DESTE DINHEIRO; DO JEITO QUE ESTÃO ROUBANDO DOS APOSENTADOS,QUE TAMBÉM SÃO BRASILEIROS VÃO É METER A MÃO NESTE DINHEIRO,COM CERTEZA . OLHA A CORRUPÇÃO AÍ,GENTE!!! OU TURMA DE ENROLADOS,SÔ!!!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".