quarta-feira, 24 de julho de 2013

TIC: Grau de satisfação com área de telefonia fixa cai mais ainda e atinge o índice de 28%. Na celular é de 26%. A quem interessou a privatização?

A satisfação do consumidor com os serviços de telefonia fixa caiu mais de 16 pontos percentuais no mês de junho, em relação a maio, segundo o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC). Criado pelo professor e pesquisador Ricardo Pomeranz, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o INSC é um indicador brasileiro com dados levantados exclusivamente com base na internet. O índice avalia, mensalmente, o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 96 empresas e 24 setores da economia.
Na área de telefonia fixa, o índice de satisfação atingiu 28,2% em junho, contra 44,4% em maio. Na telefonia celular, o serviço registrou queda de 1,8 ponto percentual na avaliação dos consumidores, passando de 28,2% em maio para 26,4% em junho.
As empresas pesquisadas na telefonia fixa foram Embratel, Telefônica, Brasil Telecom e Telemar (Oi); na telefonia celular foram pesquisadas Vivo, TIM, Claro e Oi.
As razões apontadas para a expressiva queda na satisfação com a telefonia fixa foram a falha em um satélite que deixou canais de todas as operadoras de TV a cabo fora do ar. Mensagens de internautas sobre esse assunto representaram 44% de todos os comentários negativos sobre uma das empresas pesquisadas.
A diminuição na satisfação com telefonia fixa e móvel, somada à redução em outros segmentos analisados, puxou para baixo o índice nacional. O INSC geral de junho foi de 50,2%, com queda de mais de três pontos percentuais. Foi a mais baixa avaliação desde a criação do estudo, em abril de 2011.
Fonte: Valor (24/07/2013)

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