terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aposentadoria: Proposta a Secretaria Nacional do Idoso. Aposentados não ficam satisfeitos e não sentem-se contemplados com novo órgão

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 14 de outubro, em Brasília, no Ministério da Previdência Social, o Governo Federal através da Secretaria de Direitos Humanos, apresentou uma proposta de criação da Secretaria Nacional do Idoso. 
Neste encontro a COBAP foi representada pelo presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Distrito Federal, João Florêncio Pimenta, juntamente pelo assessor econômico Maurício Oliveira. 
Nenhum ministro compareceu na reunião. O governo se fez representado por Leonardo Rolim, do Ministério da Previdência. 
A proposta não contempla as aspirações do movimento dos aposentados, pensionistas e idosos que reivindicam uma Secretaria específica. A proposta do governo relega os aposentados e pensionistas a um segundo plano e amplia os poderes da atual Secretaria de Direitos Humanos. 
O governo enviará a sua proposta para todas as entidades sindicais participantes para ser discutida. O governo também garantiu que vai responder à proposta de Secretaria encaminhada pelo movimento nacional dos aposentados e pensionistas que ainda não foi considerada no debate. 
A próxima reunião sobre esse assunto acontecerá no dia 29 de outubro. 
OUTRO ASSUNTO RELEVANTE - Também foi discutida que a nova composição do Conselho Nacional de Seguridade Social, que terá uma bancada de aposentados e pensionistas de seis membros titulares. Da mesma forma, o número também é igual para a bancada patronal, a bancada dos trabalhadores da ativa e a bancada da sociedade civil. 
O novo Conselho contará com nove ministérios que possuem afinidade com as políticas de Seguridade Social. Dentre os grandes eixos do novo Conselho estão: a integração de políticas e programas sociais já existentes em diversos ministérios isoladamente; a formulação de novas políticas e programas sociais integrados; a construção democrática do orçamento da Seguridade Social e a fiscalização dos recursos. 
As definições das atribuições do novo Conselho e de sua composição final serão feitas na próxima reunião do grupo de trabalho dos aposentados no dia 29 de outubro.
Fonte: Cobap (15/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".