sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Fundos de Pensão: CVM investiga BNDES e fundos de pensão Previ, Funcef e Petros por interferência na Petrobras

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investiga supostas irregularidades na eleição de administradores e conselheiros da Petrobrás em 2011 e 2012.

São acusados o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), seu braço de participações BNDESPar, e os fundos de pensão estatais Previ (do Banco do Brasil), Funcef (da Caixa) e Petros (da Petrobras). Também está na lista o diretor financeiro e de relações com investidores da estatal, Almir Barbassa.
Pelo site da CVM, é possível checar que há um processo administrativo sancionador aberto, sob o número 0011/2012. Outras informações não estão disponíveis.
Foram acionistas minoritários que recorreram à CVM, informa o jornal "O Estado de S. Paulo". De acordo com esses acionistas, os fundos e o banco estatal votavam de acordo com os interesses do governo e não segundo o que seria melhor para a companhia.
O caso já vinha sendo investigado, e agora foi formalizado um processo sancionador, o que pode levar à punição dos envolvidos com multa e até inabilitação, segundo o jornal. Os acusados terão até o dia 28 deste mês para apresentar defesa.
Fonte: UOL; Colaboração: Gilson Costa (04/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".