segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fundos de Pensão: Entidades de Fundos de Pensão não aceitam proposta do governo para equalizar déficits de planos

Apresentada ao Conselho Nacional de Previdência Complementar, a proposta foi retirada da pauta

O governo quer alterar as regra para equalização dos déficits dos fundos de pensão de estatais, mas enfrenta resistências dos representantes desses fundos. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira ao Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), no entanto, diante do impasse, foi retirado de pauta. Ficou acertado que a alteração será discutida numa nova reunião do Conselho, no dia 31 deste mês.
A proposta do governo determina que se o déficit for superior a 10% das reservas técnicas, as entidades terão que apresentar um plano para sanar o problema no exercício seguinte (após o fechamento do balanço anual); se for inferior, em até três anos.
Na avaliação do conselheiro, Dyogo Oliveira (secretário-executivo interino da Fazenda), é importante alterar as regras e fixar um percentual do déficit a ser equalizado para obrigar as entidades a apresentarem um plano, com o objetivo de resolver o problema. Segundo ele, as regras atuais, que dividem os déficits em conjuntural, decorrente do comportamento da economia e estrutural, são confusas e não estimulam a adoção de soluções.
A norma em vigor diz apenas que o déficit estrutural, mais grave por envolver problemas de financiamento dos planos de aposentadoria, tem ser equalizado no exercício seguinte.
- O adiamento (dessa questão) pode exigir uma solução mais drástica no futuro - disse Oliveira, como, redução do benefício ou aumento da contribuição.
Fonte: O Globo (14/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".