sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fundos de Pensão: Presidente da Abrapp apoia-se na Previc para resolver todos casos suspeitos apontados pela imprensa

Vejam mensagem publicada pelo presidente da Abrapp a respeito dos noticiários dos últimos dias apontando suspeitas de fraudes em instituições ligadas a fundos de pensão. Exige provas destas acusações, como se os rombos causados não constituem-se em provas e transfere para a Previc toda responsabilidade de apuração, entidade da qual muito confia:
Nos últimos dias e, ontem mais uma vez, o noticiário tem se referido a suspeitas que, disseminadas pela mídia, acabam por ter um efeito extremamente negativo sobre o nosso Sistema. A repetição de tais episódios, com ilações as mais variadas e sem referência a apurações que possam esclarecer se há mesmo culpados ou punição a caminho, coloca em evidente risco a imagem de uma Previdência Complementar louvada pela qualidade de sua gestão, controles utilizados e governança, lamenta o Presidente da Abrapp, José de Souza Mendonça. "Temos que zelar por tantas conquistas", resume Mendonça.

Uma revista e um jornal trouxeram particularmente à tona nos últimos dias ilações que a todos devem preocupar, salienta Mendonça, no entender de quem "não se trata de fazer prejulgamentos, algo impensável, mesmo porque a confiança que depositamos em alguém não pode ser abalada sem provas, mas também por outro lado não é possível nos mantermos passivos, sem reagir a notícias que desgastam o nosso Sistema". O noticiário dos últimos dias refere-se a perdas ocorridas em fundos de instituição financeira já liquidada, afastamento de executivos de gestora por suspeita de operações realizadas fora dos padrões do mercado com entidade deficitária e dirigentes desligados, prejuízos potenciais com empresa de factoring que já vinha há algum tempo dando sinais de debilidade e alocação em debêntures às quais a mídia se refere com um certo estranhamento.

Para Mendonça, esse desfile de suspeitas sem provas precisa motivar uma apuração rigorosa. "Se existem consultores e entidades com problemas, é imprescindível que as eventuais culpas, se existirem, sejam claramente apontadas". O trabalho de investigação deve ser conduzido, claro, com a maior objetividade.

"Temos a Previc para isso e nela confiamos inteiramente", diz Mendonça.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (25/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".