terça-feira, 29 de outubro de 2013

Planos CPqD: Com o lançamento do plano InovaPrev da Sistel na semana que vem, é chegada a hora de conhecer com detalhes o novo plano e preparar-se para decidir sobre seu futuro

A partir do próximo dia 1o. de novembro, sexta feira, será lançado pela Sistel o novo plano de Contribuição Definida (CD), denominado InovaPrev.
Nesta mesma data iniciar-se-a o período de 3 meses de opção para migração ou não dos assistidos do plano CPqDPrev ao novo plano. 
Ao mesmo tempo será disponibilizado no site da Sistel, através do banner InovaPrev, um simulador que calculará os benefícios projetados, dentro das diferentes opções que o novo plano disponibilizará.
Logicamente, ninguém deve apressar-se em fazer sua opção de migração ou permanência no plano atual neste momento, assim como nos primeiros meses de opção, haja visto que, alem do simulador, haverão treinamentos, palestras, atendimento pessoal e diferentes mídias de explanação, todas propiciadas pela Sistel aos participantes e assistidos do plano CPqDPrev. Alem dos meios acima, será muito importante a leitura detalhada de ambos os regulamentos dos planos disponibilizados no site da Sistel, de forma que sua opção seja a mais consciente possível. Lembramos que uma vez feita a opção, dentro do próprio simulador, a mesma é irretratável, ou seja, não poderá mais ser alterada!
Um outro fato a ser lembrado é que os valores obtidos nas simulações não são garantia de valores de benefício a receber, principalmente tratando-se de um plano CD, regulado exclusivamente por cotas variáveis.
Somente o valor do benefício atual dos assistidos do CPqDPrev é garantido, vitalício e corrigido anualmente pelo INPC, sendo que os assistidos com 57 anos ou mais, completados até 27/abril deste ano, têm a garantia, já estabelecida regulamentariamente, que nunca pagarão por déficits que ocasionalmente possam ocorrer no futuro.
Somente os assistidos e participantes com idade inferior aos 57 anos e migrados do plano PBS-CPqD ainda não possuem esta garantia, mas esta possibilidade ainda não encontra-se totalmente descartada (vide o seguinte post).
Importante também esclarecer que a probabilidade de ocorrência de déficit futuro no CPqDPrev é praticamente a mesma que no plano InovaPrev (através da consequente redução dos valores das respectivas cotas), pois ambos planos dependem do retorno de investimentos realizados pela Sistel, que já se pronunciou com a aplicação das mesmas premissas atuariais (taxas de juros e tábuas de sobrevivência) para todos os planos da Sistel.
Por este motivo, não vemos razão para que a possibilidade de déficit no futuro seja preponderante na escolha do plano.

Programação da Sistel para divulgação do plano
A partir de 4/nov a Sistel iniciará o envio aos participantes e assistidos do CPqDPrev de inúmeras mensagens (e-mails) e folders explicativos sobre o novo plano.
De 18 a 22 de novembro estão previstas palestras matinais e vespertinas, com café da manhã, para colaboradores e assistidos do CPqDPrev em Campinas (dois dias), São Paulo, Rio e Fortaleza (1 dia). A pedido da APOS, está programada palestra no centro de Campinas, exclusivamente aos assistidos.
No final de novembro será publicada a Revista Sistel, que tratará do assunto.
Na segunda semana de jan/2014 está previsto o atendimento pessoal para sanar dúvidas, com 4 dias em Campinas e 1 dia em Sampa, Rio e Fortaleza.
Pelos motivos acima, recomenda-se então não ter pressa para qualquer tomada de decisão ainda este ano e para que deixem esta decisão a partir da segunda quinzena de janeiro de 2014.
Em breve este blog emitirá matéria exclusiva contendo as diferenças entre os planos CPqDPrev e InovaPrev, de modo a facilitar o entendimento dos assistidos leitores deste blog.
Em hipótese alguma este blog recomendará uma tomada de decisão quanto aos dois planos, limitando-se, sempre que possível, a esclarecer as opções e diferenças entre eles.

2 comentários:

  1. Muito boa sua colocação! Calma, conhecimento e atenção aos detalhes darão aos participantes a melhor possibilidade de fazer uma boa escolha. Q, neste e em vários outros casos na vida, é a escolha com consciência plena do se faz.
    A garantia do sucesso da escolha não existe, pois como já foi dito, depende de fatores q são imponderáveis e não determinísticos.
    Praticamente variáveis aleatórias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joseph, valeu pelas informações, vamos então esperar para entender melhor o "imbróglio" e depois decidir.
    Ferretti

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".