quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Superávit PBS-A: Posicionamento deste Blog quanto ao Superávit do PBS-A e as declarações das Associações de Aposentados (ASTEL-SP e APAS-DF)

Finalmente as Associações (primeiramente ASTEL-SP e agora APAS-DF) resolveram esclarecer seus associados assistidos, os maiores interessados neste assunto, sobre o andamento do processo de distribuição do superávit do plano PBS-Assistidos da Sistel. Esta sempre foi a maior reclamação dos interessados, reclamação esta cobrada constantemente aqui no Blog e que, pela falta de retorno de algumas Associações, culminou com a realização da segunda enquete sobre o assunto.
Enquete que já mostra uma tendência clara de reviravolta em relação a opinião dos leitores assistidos de dois anos atrás, de esperar um pouco mais para receber os 100% do superávit, conforme a APAS-DF (e a grande maioria das outras Associações de Aposentados, incluindo Fenapas, Conselheiros eleitos, Anapar e Sindicatos) segue defendendo em seu último Comunicado.
O problema maior para os assistidos neste momento é saber quanto tempo a Telebras e Previc ainda levarão para se definir e se esta definição tem chance de ser distinta das já várias vezes proferidas por elas.
Importante frisar que a posição deste blog segue sendo a mesma há três anos, ou seja, favorável ao recebimento de 100% pelos assistidos, em forma de melhoria do benefício, conforme determina a legislação 6435/77, única válida quando todos participantes do plano eram elegíveis a aposentadoria. 
Mas, ao mesmo tempo, defende enfaticamente que a maioria seja ouvida (somente as Associações ou a Sistel poderiam realizar esta apuração) e sua vontade colocada na mesa de negociação.
A negociação de um plano B por parte da ASTEL-SP, caso mostre-se inviável o recebimento de 100%, é importante para encurtar o prazo do possível recebimento dos 50% pelos assistidos e nada mais justo do que negociar com as operadoras uma melhoria do plano PAMA-PCE com a parte do superávit das operadoras, tomando-se sempre o cuidado de não haver perdas de direitos já adquiridos desde 2000, como o custeio integral do PAMA pelas operadoras, solidariamente e enquanto existirem assistidos e beneficiários, como bem frisou a APAS-DF em seu comunicado.

Um comentário:

  1. Na prática aplicando a legislação quem define os prazos é a Sistel que é controlada pelas patrocinadoras! Tudo o mais é especulação!
    Estas especulações estão criando desesperança nos Assistidos e alimentando a esperança das patrocinadoras!
    As Associações e a Ffenapas só devem negociar de uma posição de força!
    Não esqueça de informar que negociar significa ceder em alguma coisa.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".