quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Planos CPqD: A partir de sua expectativa de vida no CPqDPrev, faça uma comparação com o InovaPrev e veja qual lhe oferece a melhor condição financeira

Sabendo-se que o pagamento de benefícios do plano CPqDPrev é vitalício, mas que a Sistel baseia-se na expectativa de vida de cada participante ativo ou assistido e que esta expectativa é atualmente (há anos não muda e é baseada na tábua AT2000F) de, em média, 87 anos (entre 86 e 88 anos, para quem atualmente tem entre 45 e 70 anos), e sabendo-se que a Sistel projeta atuarialmente as reservas individuais dos participantes do CPqDPrev para pagá-los até estes 87 anos de idade, considerando ainda alguns anos adicionais para o pagamento da pensão por morte ao cônjuge, existe uma fórmula prática e não definitiva para comparar o plano CPqDPrev com o plano InovaPrev.
Para os assistidos, basta comparar o valor atual de seu benefício de aposentadoria com o valor calculado pelo simulador na opção "Prazo Certo" do InovaPrev, com o prazo igual ao número de anos que faltam atualmente para vc. completar os 87 anos.
Para os participantes ativos, façam o mesmo considerando a idade com que irão se aposentar e comparem os valores simulados nos dois planos.
Importante observar que os valores do benefício de aposentadoria no CPqDPrev serão fixos e reajustados anualmente pela inflação (INPC), enquanto no InovaPrev os benefícios poderão alterar mensalmente ou anualmente, em função do mercado.
Um outro ponto importante da comparação é que no CPqDPrev considera-se o pagamento do benefício até a idade de 87 anos mais uns 5 anos de pagamento de 60% do último benefício para o beneficiário, enquanto no InovaPrev o benefício, inclusive o que vai para o herdeiro, acaba quando ele se esgota (zera), que pode ser antes ou depois dos 87 + 5 anos, conforme os rendimentos da Sistel.
Alem disso, deve-se considerar que caso haja um falecimento do participante antes dos 87 anos, quase 40% de sua reserva futura projetada fica no plano CPqDPrev, de forma mutualista. O restante servirá para o pagamento da pensão por morte ao beneficiário(a).
Creio que este é um bom exercício a ser feito por todos do plano CPqDPrev.
Cabe lembrar que não é somente o aspecto financeiro (volume de dinheiro simulado nos dois planos) que deve ser levado em consideração para decidir-se em qual plano ficar. Os aspectos familiares, individuais e de saúde dos participantes devem ser os mais importantes nestas considerações.

Um comentário:

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".