terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Planos CPqD: Plano CPqD PREV fechou os meses de setembro e outubro de 2013 superavitário. Já o PBS CPqD preocupa!

A carteira de investimentos do CPqD PREV encerrou o mês de outubro com uma rentabilidade de 1,89%, acima da meta de 0,92%, porem no acumulado do ano de 2013 segue com a rentabilidade negativa (-7,37%).
O déficit acumulado do plano CPqD PREV até outubro de 2013 é de 5,84% sobre as provisões matemáticas (recursos necessários para pagar todos benefícios de todos), sem considerar os fundos de sustentação, que representam atualmente 19,3% das provisões, o que não caracteriza um déficit técnico.

Por sua vez a situação do plano PBS CPqD é preocupante, pois apresenta um déficit acumulado, até outubro de 16,5%, possuindo recursos em fundos de sustentação de somente 2,32%, ou seja, um déficit técnico maior de 14%, fato este que, persistindo nos dois últimos meses do ano, exigirá da Sistel a formulação de um plano de equacionamento para cobertura do déficit já a partir de 2014, onde patrocinadora (Fundação CPqD) e os 31 assistidos e ativos (24 + 7) serão chamados para cobri-lo, na proporção de 50% para cada parte. 
Mesmo sendo um plano de Benefício Definido (BD), assim como todos os outros planos tipo PBS da Sistel, o PBS CPqD chegou neste ano a esta situação de déficit devido a dois fatores: baixa rentabilidade dos investimentos e a drástica redução pontual da taxa de juros atuarial de 5,25% para 3,8%, que obrigaram a elevação das reservas matemáticas. 
Alguns participantes do plano também culpam a Sistel pela situação em que se chegou, oriunda da distribuição desigual das reservas quando da segregação do plano único PBS em vários planos, ocorrida em fevereiro de 2000, em que supostamente beneficiou alguns planos (Telebrás, principalmente) em detrimento do plano PBS CPqD, que no mesmo ano foi fechado e criado o CPqD PREV. 

3 comentários:

  1. Nunca se esqueçam: fiquem de olho nos "colarinhos brancos" que controlam os fundos.
    Normalmente eles ficam milionários e os associados ficam na merda.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez fica claro a grande safadeza que foi a CISÃO, não se iludam mais dia menos dias todos chegarão nesta situação! Plano com 31 pessoas!
    Quem sabe o CPQD e a SISTEL não dão um jeito de destinar o Superavit do CPQDPREV para o PBS-cpqd?

    ResponderExcluir
  3. O CPqD PREV também tem um déficit acumulado neste ano de 5,84% sobre suas reservas matemáticas, enquanto outros planos da Sistel (Telebrás e PBS-A, por ex.) acumulam superávit. Alem disso não é permitido transferir reservas entre planos.
    O que se deveria fazer é retroagir a 2000 e verificarmos se as reservas foram bem alocadas e proporcionalmente a cada plano. Será que os participantes dos planos atualmente superavitários topariam isto?

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".